Aparecida inicia aplicação da segunda dose de reforço em idosos acima de 80 anos a partir de amanhã, 25

Por Camila Godoy

24 de março de 2022

Por Camila Godoy

24 de março de 2022


vacina covid Aparecida de Goiânia
Foto: Ênio Medeiros

“Quarta dose” já começou a ser aplicada em idosos institucionalizados e nesta sexta-feira estará disponível em todos os 34 postos de vacinação da cidade. Imunossuprimidos também seguem recebendo a segunda dose de reforço

A partir desta sexta-feira, 25 de março, a Prefeitura de Aparecida vai iniciar a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todos os idosos acima de 80 anos aptos a receberem a “quarta dose”. Os imunizantes estarão disponíveis nos 34 postos fixos de imunização da cidade. Para receber a nova dose de reforço, é necessário respeitar o intervalo de 4 meses da última aplicação. Cerca de 4 mil moradores nessa faixa etária já podem receber a segunda dose do reforço.

Ainda nesta quinta, 24, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a aplicação da “quarta dose” em idosos institucionalizados. Para tanto, as equipes de imunização estão visitando os abrigos da cidade. Nesta manhã, os idosos que vivem no Comendador Walmor foram imunizados. À tarde, as equipes da SMS vão visitar o abrigo Silvestre Linhares.

Aparecida de Goiânia começa vacinar com quarta dose idosos a partir de 80 anos contra covid-19

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que a aplicação da segunda dose de reforço é indicada para idosos acima de 80 anos devido à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 ao longo do tempo, expondo esse grupo a maiores riscos de complicações da doença: “Para recomendar a segunda dose de reforço, o Ministério da Saúde considerou que a efetividade das diferentes plataformas vacinais tem se demonstrado menor nos idosos, com redução na proteção conforme o aumento da idade, sendo mais evidente em faixas etárias avançadas”.

Leia também:

A coordenadora lembra ainda que desde dezembro do ano passado Aparecida já vem aplicando a “quarta dose” em imunossuprimidos. “A vacinação contra a covid-19 é dinâmica e diversas adequações têm sido feitas desde o início da Campanha, conforme os estudos científicos avançam. Por exemplo, dados clínicos apontaram a eficácia e segurança da aplicação da segunda dose de reforço em indivíduos imunocomprometidos, com elevação significativa dos títulos de anticorpos, acarretando a adequação do esquema vacinal desse grupo. Agora chegou a vez dos idosos com mais de 80 anos”, reforçou.

Renata Cordeiro explica ainda que imunossuprimidos contempla o grupo de pessoas com Imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; que tenham doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Aparecida de Goiânia começa vacinar com quarta dose idosos a partir de 80 anos contra covid-19

Postos fixos de vacinação

Em Aparecida, as vacinas contra a covid-19 para adolescentes, adultos e idosos estão disponíveis em 34 locais: na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Cardoso; Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Expansul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; e Veiga Jardim.

A Central de Imunização funciona de segunda à sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h.

Em todos esses 34 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda e para o reforço, incluindo a “quarta dose” para idosos com mais de 80 anos e para imunossuprimidos. Não é necessário agendar.

Qualquer morador com mais 12 anos pode receber a D1 nesses locais, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Vacinação pediátrica

A vacinação infantil para crianças de 5 a 11 anos ocorre na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque, Jardim Olímpico e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção contra o novo coronavírus, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)