Aparecida intensifica combate à dengue e reforça importância da prevenção

Por Allan David

20 de abril de 2022

Por Allan David

20 de abril de 2022

Foto: Enio Medeiros

Agentes de endemias percorrem atualmente mais de 20 bairros para exterminar criadouros do mosquito Aedes Aegypt; moradores devem se atentar para os cuidados nas residências

O combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, só faz efeito se as ações preventivas do poder público vierem acompanhadas do compromisso da população em exterminar os criadouros dentro das casas. É com essa mensagem que os agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental de Aparecida buscam conscientizar os moradores na luta coletiva contra a proliferação do mosquito.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Aparecida, já passa de 4 mil o número de casos de dengue confirmados na cidade nestes quatro primeiros meses do ano. É quase metade dos 8.470 casos registrados em todo o ano de 2021.

Para Iron Pereira, coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, a situação é preocupante. “O número de casos aumenta diariamente. Já temos quatro óbitos confirmados e outros sete óbitos em investigação”, informa o gestor.

O coordenador explica que o trabalho da Prefeitura de Aparecida na prevenção à dengue é contínuo, ocorre o ano inteiro, e tem sido intensificado por conta do atual quadro de contágio da doença. Neste momento, os agentes de endemias fazem visitas a casas e empresas em mais de 20 bairros simultaneamente, exterminando possíveis criadouros.

A Vigilância Ambiental reforça a importância de cada morador conferir, semanalmente, o quintal, vasos de plantas, caixas d’água e recipientes de água dos animais de estimação para certificar de que não há larvas do mosquito. Entre os agentes de endemias, há o entendimento de que 80% dos casos são provocados por mosquitos que nascem nas casas.

Garrafas devem ser guardadas com a boca sempre para baixo – Foto: Enio Medeiros