Aparecida intensifica combate à dengue e reforça importância da prevenção

Por Allan David

20 de abril de 2022

Por Allan David

20 de abril de 2022


Foto: Enio Medeiros

Agentes de endemias percorrem atualmente mais de 20 bairros para exterminar criadouros do mosquito Aedes Aegypt; moradores devem se atentar para os cuidados nas residências

O combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, só faz efeito se as ações preventivas do poder público vierem acompanhadas do compromisso da população em exterminar os criadouros dentro das casas. É com essa mensagem que os agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental de Aparecida buscam conscientizar os moradores na luta coletiva contra a proliferação do mosquito.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Aparecida, já passa de 4 mil o número de casos de dengue confirmados na cidade nestes quatro primeiros meses do ano. É quase metade dos 8.470 casos registrados em todo o ano de 2021.

Para Iron Pereira, coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, a situação é preocupante. “O número de casos aumenta diariamente. Já temos quatro óbitos confirmados e outros sete óbitos em investigação”, informa o gestor.

O coordenador explica que o trabalho da Prefeitura de Aparecida na prevenção à dengue é contínuo, ocorre o ano inteiro, e tem sido intensificado por conta do atual quadro de contágio da doença. Neste momento, os agentes de endemias fazem visitas a casas e empresas em mais de 20 bairros simultaneamente, exterminando possíveis criadouros.

A Vigilância Ambiental reforça a importância de cada morador conferir, semanalmente, o quintal, vasos de plantas, caixas d’água e recipientes de água dos animais de estimação para certificar de que não há larvas do mosquito. Entre os agentes de endemias, há o entendimento de que 80% dos casos são provocados por mosquitos que nascem nas casas.

Garrafas devem ser guardadas com a boca sempre para baixo – Foto: Enio Medeiros

Leia também:

Visitado nesta quarta-feira (20) por agentes de endemias, o aposentado José Maria Batista, morador do Bairro Independência, recebeu os parabéns por fazer bem sua lição de casa. “Eu sou consciente, tenho que cuidar para me prevenir. Tive dengue; o mosquito não tem cerca.”

A mesma situação regular, de boas práticas na prevenção à dengue, foi encontrada na casa da dona Valdeuzinha de Fátima Gomes, também no Bairro Independência. “Todos os dias estou olhando o quintal e tomando os cuidados. A gente faz a parte da gente, mas os outros não fazem; aí é difícil”, lamentou a moradora.

Além das visitas regulares feitas aos domicílios de segunda a sexta, os agentes retornam aos sábados às casas que eles encontraram fechadas durante a semana. Um outro recurso que se soma a este trabalho é a roçagem regular dos lotes baldios na cidade, serviço feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU).

E, conforme o coordenador Iron Pereira, Aparecida ganhará na próxima semana o reforço do carro de fumacê, que lança no ar um produto inofensivo às pessoas, mas eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypt. Esse serviço estava suspenso desde 2015 em todo o estado de Goiás.

“É um serviço auxiliar, que não dispensa, claro, a importância de cada morador continuar fazendo sua parte em casa. A luta contra a dengue é de todos nós”, finaliza Iron.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)