Aparecida inicia atendimento 24h para gestantes no Hospital Maternidade Garavelo

Por Camila Godoy e Polliana Martins

20 de abril de 2022

Por Camila Godoy e Polliana Martins

20 de abril de 2022


Aparecida de Goiânia atendimento para gestantes 24 horas
Foto: Enio Medeiros

Gestantes da cidade já podem procurar diretamente o Hospital, que foi contratado pela Secretaria de Saúde para realizar partos e atendimentos de emergências ginecológicas e obstétricas

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) inicia hoje, quarta-feira, 20 de abril, a oferta de atendimentos 24h para gestantes no Hospital Maternidade Garavelo (HMG), instituição contratada pela pasta. Com isso, as grávidas da cidade ganham um novo local totalmente “porta aberta” (Sem necessidade de encaminhamento) para atendimento emergencial em ginecologia e obstetrícia via Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, as interessadas podem procurar diretamente o Hospital sem precisar passar anteriormente por alguma outra unidade.

“Em fevereiro deste ano anunciamos nossa estratégia de aprimoramento da rede materna-infantil com a ampliação da oferta de partos e a contratação de um novo prestador. Agora, informamos que o Hospital Maternidade Garavelo também atenderá às gestantes 24h, no sistema porta aberta, sem necessidade de passar pela Maternidade Marlene Teixeira (MMT) para avaliação e regulação”, explica o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Foto: Enio Medeiros
Foto: Enio Medeiros

Leia também:

O secretário ainda enfatiza que o HMG tem um espaço físico adequado, bem humanizado, “uma estrutura avançada de equipamentos para assistência de qualidade às mulheres. Além disso, os apartamentos para as mães têm televisão, ar condicionado e quartos individualizados. Aqui as mulheres serão melhor acolhidas e esperamos, com isso, aprimorar cada vez mais nossa assistência materna infantil no Município”.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca que “nossa estrutura na MMT já não era suficiente para atender a toda a demanda da cidade. Com o novo prestador contratado podemos dar muito conforto às mães. O HMG é um hospital preparado para acolher nossas gestantes e nossas unidades vão dar o devido respaldo, inclusive o SAMU também já está direcionando para o Hospital Garavelo as mulheres que não podem vir por meios próprios, as equipes já as trazem para cá. Aqui podem ser atendidos casos de maior complexidade e com capacidade para até 600 partos por mês. Além disso, as mulheres que tiverem alguma emergência ginecológica também devem vir para cá. ”  

Acolhimento humanizado          

Na manhã desta quarta-feira, Iasmim Gabriele Alves Ferreira, 20 anos, estava na recepção do HMG prestes a ter o primeiro filho, Paulo Gabriel. Ela fez todo o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bandeirantes e conta que “vim por conta própria, da minha casa, e cheguei me sentindo mal, mas o atendimento aqui é ótimo, tem tudo e é muito moderno, fui atendida rapidamente e já estão preparando o leito para o meu parto.” Ansiosa, porém feliz, como ela mesmo disse, em menos de 15 minutos foi levada por uma enfermeira para a sala de parto e se despediu animada dizendo: “Vou ali receber meu filhinho! ”

Rede materno-infantil

Atualmente, a rede de Assistência obstétrica em Aparecida é composta pela Maternidade Marlene Teixeira, Hospital Maternidade Garavelo e Hospital São Silvestre. Nos dois primeiros é possível receber atendimento emergencial diretamente, 24h, todos os dias da semana, sem necessidade de encaminhamento. Já no Hospital São Silvestre os partos continuam sendo feitos mediante regulação.

Para os próximos meses, a SMS prepara a transformação da Maternidade Marlene Teixeira em um Centro de Saúde da Mulher com atendimentos ambulatoriais. A mudança de perfil será amplamente divulgada.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)