Central tecnológica vai monitorar semáforos em Aparecida de Goiânia

Por Rodrigo Augusto

26 de março de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, deram pontapé nas operações do sistema nesta terça-feira, 26, durante apresentação à imprensa

A Central Semafórica de Aparecida de Goiânia entrou em operação na tarde desta terça-feira, 26. O sistema, na prática, vai monitorar mais de 100 semáforos espalhadas pela cidade. Objetivo da administração municipal é melhorar a mobilidade urbana através do acompanhamento permanente do funcionamento dos equipamentos através de um software.

Com a nova ferramenta a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) terá condições, por exemplo, de reestabelecer o funcionamento de um semáforo sem que seja necessário o deslocamento de uma equipe até o local onde se encontra o equipamento.  Durante o período chuvoso, em que ocorre constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, os semáforos podem ficar inoperantes ou até mesmo em modo piscante, causando transtornos para condutores e até mesmo congestionamento.

A partir de agora, segundo a SMTA, será possível restabelecer o funcionamento dos semáforos de maneira remota. Para isso, agentes de trânsito serão responsáveis pelo monitoramento do sistema.

“Vai ficar muito melhor porque teremos condições de fazer o reparo à distância. Antes, a população precisava ligar informando algum tipo de defeito nos equipamentos e, em alguns casos, um semáforo fica horas inoperante. Aqui da sala de monitoramento, nossos técnicos terão condições de resolver muitos casos”, enfatiza o prefeito Vilmar Mariano.

Mariano também sublinhou que novas ferramentas são fundamentais para administração pública. “A tecnologia está em todas as cidades de grande porte e, em Aparecida de Goiânia, não poderia ser diferente. Trabalhamos com vários sistemas como, por exemplo, o videomonitoramento que nos auxilia e muito. Estamos atentos às necessidades de nossa população e vamos continuar buscando aprimorar nossos serviços justamente com uso de tecnologia de ponta”.

Secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, lembra que o número de equipamentos monitorados será ampliado de acordo com a necessidade. “Hoje, estamos operando com mais de 100, mas temos condições de aumentar este número”.

Waze

Junto com a Central Semafórica, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia também anunciou uma parceria com o aplicativo Waze. Usuários da plataforma poderão informar, através do georreferenciamento, ruas e avenidas com a malha viária danificada entre outras ocorrências.

“Com as informações do Waze, vamos fazer um relatório que será utilizado para execução das operações de tapa-buraco. É uma ferramenta muito eficaz que vai nos mostrar exatamente onde é necessário realizar algum tipo de reparo em nossa malha viária”, completou Vilmar Mariano.

A gestão municipal utilizará a plataforma para divulgar campanhas institucionais, ampliando o número de pessoas alcançadas com as mensagens de interesse público.