Em feito inédito, ultramaratonista completa corrida de 100 quilômetros em Aparecida

Por Allan David

9 de julho de 2022

Por Allan David

9 de julho de 2022

Foto: Enio Medeiros

“É minha forma de comemorar o centenário de Aparecida”, disse Jean Fernandes, atleta amador que correu 12 horas seguidas neste sábado (9), em 14 bairros da cidade

Para cada ano de existência de Aparecida, um quilômetro percorrido a pé. Foi essa a forma que o ultramaratonista amador Jean Fernandes encontrou para homenagear o centenário da cidade, às vésperas da corrida Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas. Jean percorreu neste sábado (9) um trajeto de 100 quilômetros, entre 14 bairros de Aparecida em 10 horas.

Foi uma marca inédita no município. E chamou a atenção de populares, comerciantes e outras pessoas que transitavam por Aparecida. Aos 38 anos, Jean Fernandes aproveitou o desafio proposto a si próprio para agradecer às oportunidades que a cidade tem lhe proporcionado. A intenção foi, também, incentivar a prática de atividades físicas, disse Jean.

Escoltado por equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida e da Guarda Civil Municipal, Jean correu 12 horas seguidas. Ele passou pelos setores Serra Dourada 3, Cidade Livre, Bairro Independência, Tiradentes, Alto Paraíso, Setor dos Afonsos, Jardim Helvécia, Cidade Vera Cruz, Cidade Satélite São Luiz, Vila Brasília, Cruzeiro do Sul, Garavelo, Parque das Nações e Jardim Riviera, na Avenida Rio Verde, na divisa com Goiânia.

Foto: Enio Medeiros

A largada e a chegada da volta dos 100 quilômetros ocorreram na Avenida Independência, na altura do setor Village Garavelo, no Parque da Família, onde encontra-se o monumento dos 100 anos do município. O prefeito Vilmar Mariano acompanhou a largada e agradeceu a homenagem à cidade e incentivar o atleta aparecidense. Completando hoje (9) os 100 primeiros dias de seu governo, Vilmar enalteceu a iniciativa do ultramaratonista.

“É um ato de superação. O Jean é um vencedor, um aparecidense que acreditou que era possível e, com muita determinação, chegou onde ele chegou”, ressaltou o prefeito.

Ao lado de outros corredores, Jean declarou que é grato à cidade de Aparecida. Ele lembrou da preparação para a corrida e afirmou: “a gente treinou bastante para fazer esse desafio e fazer essa homenagem para o centenário de Aparecida, que é a minha cidade”.

Júlio Lemos, secretário de Ação Integrada, destacou a trajetória de Jean no atletismo. “O Jean é aparecidense, é campeão em várias etapas de ultramaratona, e ele quis prestigiar a nossa cidade, que agora completa 100 anos.”

Foto: Enio Medeiros

A administradora Vanusa da Silva, que é corredora há quatro anos, percorreu os dez primeiros quilômetros do trajeto com Jean para apoiá-lo. Moradora do Setor dos Afonsos, ela avaliou que a prática da corrida em Aparecida tem se difundido muito nos últimos anos.

Vanusa creditou a expansão do esporte a investimentos feitos pela gestão municipal. “Aparecida sempre incentivou o esporte, desde a gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, que investiu nessa área; e o prefeito atual [Vilmar Mariano] tem dado segmento nisso.”

Foto: Enio Medeiros

E às 18h, já com o dia escurecendo, Jean completou a corrida dos 100 quilômetros. Ele havia largado às 8h. Recebido com festa, o atleta carregava uma bandeira de Aparecida que o acompanhou durante toda a corrida. A ação teve apoio da Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Ação Integrada, que promove neste domingo (10), às 8h, a corrida Aparecida Correndo pela Vida, Contra as Drogas.

Saiba mais: Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas é realizada neste domingo, 10