Estreia no cinema filme que conta história dos 100 anos de Aparecida

Por Rackel Vieira

11 de abril de 2022

Foto: Caudivino Antunes

Curta-metragem ‘Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso’, que retrata a fundação e o progresso de Aparecida, ficará em cartaz no cinema do Buriti Shopping até 11 de maio, no aniversário de 100 anos

A história de Aparecida de Goiânia começou a ser exibida em formato de filme, no cinema, no curta-metragem “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso”. O filme estreou na tarde desta segunda-feira, 11, no Buriti Shopping, em uma sessão especial com a presença do prefeito Vilmar Mariano, da primeira-dama Sulnara Santana e de secretários municipais, vereadores e integrantes do filme, como a historiadora Nilda Simone e a roteirista Simonny Santos.

O curta-metragem especial do centenário de Aparecida ficará em cartaz no cinema do Buriti Shopping até 11 de maio, com uma sessão diária de segunda a sexta, às 14h, e aos sábados e domingos, às 13h30, com entrada gratuita. A sala onde será exibido o filme comporta até 80 espectadores.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, destacou que a história da cidade merecia um filme. “É um filme em comemoração ao primeiro centenário de Aparecida que conta como se deu a criação da nossa cultura, das nossas tradições. São 100 anos de história sendo contados em 11 minutos, mostrando a evolução também industrial da nossa cidade”, comentou ele.

Prefeito Vilmar Mariano prestigiou a sessão de lançamento do filme (Foto: Claudivino Antunes)

Segundo o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, o filme “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso” conta a história do surgimento da cidade a partir da visão dos pioneiros e de relatos de seus familiares. “A ideia é celebrar o primeiro centenário de Aparecida e manter viva a história da cidade e do povo que viveu e vive nela”, explicou o gestor.

A produção audiovisual aborda também com vídeos, fotos e desenhos a construção da capelinha na Praça Central (hoje Santuário Nossa Senhora Aparecida), passando pelo progresso e transformações da cidade, que ganhou centenas de indústrias e acolheu seus novos habitantes. No filme são narradas ainda conquistas dos dias atuais, como o Hospital Municipal (Hmap), e escolas e faculdades para formação acadêmica dos aparecidenses. São inovações que os primeiros habitantes de Aparecida, na década de 1920, possivelmente não imaginavam que levaria a cidade a crescer tanto, chegando em 2022 como um grande e importante município, com conexões econômicas e logísticas em todo o país e no exterior.