Famílias da região do Jardim Tiradentes recebem orientações sobre Bolsa Família

Por Secom/Aparecida

12 de abril de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, realizou reunião com famílias beneficiárias do Bolsa Família do Jardim Tiradentes e outros 15 bairros vizinhos. O encontro foi realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguias.

Técnicos das três secretarias destacaram as condicionantes para recebimento do benefício, conforme determinação do Governo Federal que realiza o repasse mensal paras as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Onde solicitar o Bolsa Família em Aparecida de Goiânia

Além do perfil socioeconômico, o governo também exige que outros critérios sejam cumpridos. As exigências abrangem, ainda conforme os critérios do Bolsa Família, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas beneficiadas.

Durante a reunião, o prefeito Vilmar Mariano reforçou aos pais e responsáveis dos alunos matriculados na rede municipal que medidas de segurança foram tomadas para evitar possíveis ataques violentos nas escolas e CMEIs. “Cada um dos 94 prédios da educação contará com um guarda civil. Também já implantamos o botão do pânico que irá auxiliar muito os gestores em casos dessa natura. Estamos trabalhando e garanto a vocês que nossas crianças estarão seguras”.

Vilmar lembrou que na manhã desta quarta-feira foi realizada reunião com as forças de segurança para definir outras estratégicas para garantir a segurança de toda comunidade escolar. “Vamos instalar ainda o reconhecimento fácil para que os pais sejam avisados quando a criança chegar e sair da escola”.

Perfil socioeconômico

Para receber o Bolsa Família, a principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa. Isso significa que toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividida pelo número de pessoas da família, deve ser de, no máximo, R$ 218

“As famílias já cadastradas no Bolsa Família devem realizar atualização do cadastro a cada dois anos ou sempre que ocorrer alguma alteração no perfil. Por exemplo, se mudou de endereço, se um membro conseguiu novo emprego, se a mulher está gestante. Essas informações devem ser atualizadas nos CRAS , nos mutirões ou até na Assistência Social. Estamos de portas abertas e à disposição das famílias”, disse a primeira-dama e secretaria de Assistência Social, Sulnara Santana.

Importante

O Bolsa Família seleciona as famílias com base nas informações inseridas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais. A seleção das pessoas cadastradas é feita por um processo automatizado e o cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no programa.

Saúde

Coordenadora de Imunização Renata Cordeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro, enfatizou que manter o cartão de vacinação das crianças inscritas no programa de distribuição de renda é fundamental para manutenção do pagamento. “É muito importante que os pais ou responsáveis mantém a caderneta de vacina atualizada. Além disso, deve ser realizado acompanhamento médico período e pesagem dessas crianças”. Ela completa. “O acompanhamento das crianças deve ser feito a cada seis meses. O relatório médico precisa apontar o peso e altura das crianças”

Segundo a coordenadora, essas medidas são importantes porque auxiliam os agentes de saúde no acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Ela também reforçou que as gestantes devem fazer pré-natal regular no sistema de saúde, informando a evolução da gestação.

Educação

A Secretaria de Educação orientou as famílias sobre a importância de as crianças estarem matriculadas regularmente em um CMEI ou escola. Ausências não justificadas podem bloquear o repasse do recurso.

“É importante que os pais ou responsáveis mantenham contato ativo com a escola. A família precisa participar da vida escolar da criança. Quando a criança ficar impossibilitada de frequentar as aulas é importante que seja justificada a ausência”, disse o secretário de Educação, Divino Gustavo.

Mutirão de Aparecida

O encontro foi realizado dentro da agenda do Mutirão da Prefeitura que acontecerá no Jardim Tiradentes durante os próximos dias em comemoração aos 33 anos do bairro. O Mutirão da Prefeitura atenderá os moradores do setor e bairros adjacentes  com serviços e atendimentos em diversas áreas.