Vilmar Mariano anuncia medidas para ampliar segurança nas escolas em Aparecida de Goiânia

Por Daniela Ribeiro

12 de abril de 2023

Por Daniela Ribeiro

12 de abril de 2023

Foto: Jhonney Macena

Os 94 Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais de Aparecida de Goiânia contarão com a presença física de um agente de segurança da Guarda Civil Municipal a partir desta quinta-feira, 13 de abril. Além do suporte da ronda escolar

O anúncio foi realizado pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) durante reunião com todas as forças de segurança da cidade na manhã desta quarta-feira, 12, no EMEI Darcy Ribeiro, no Setor Comendador Walmor. O encontro contou com a participação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Câmara Municipal.

Leia também:

Com auxílio de videomonitoramento, GCM recupera veículo furtado e prende suspeito

Central de videomonitoramento impede furto em escola

GCM reforça patrulhamento escolar em Aparecida de Goiânia

Vilmar Mariano também anunciou a implantação do Comitê de Cultura de Paz semelhante ao Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid, que reuniu entidades governamentais e da sociedade civil. “Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação”, argumenta Vilmar.

Todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo. As 650 câmeras de ruas foram estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas. “A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores”, comentou o secretário de Educação professor Divino Gustavo.

Aparecida de Goiânia segurança nas escolas
Botão do pânico será implantado em todas as unidades escolares em Aparecida (Foto: Jhonney Macena)

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, o vandalismo as escolas reduziu em mais de 90% por causa do videomonitoramento do programa Cidade Inteligente. “Segurança Pública se faz em conjunto, o videomonitoramento traz respostas imediatas para a população”, argumentou.

Guardas municipais irão reforçar seguranças em escolas e CMEIs (Foto: arquivo/secom)

Além disso, a partir desta semana, as unidades do município contarão com um botão de alerta que vai acionar também a força de segurança mais próxima da escola. “Nesse EMEI, por exemplo, nossa equipe chega em menos de cinco minutos já munidos de todas as informações necessárias”, explicou Roberto Cândido. 45 Unidades já contavam com o dispositivo na tarde desta quarta, e a expectativa é de finalizar a entrega e treinamento dos gestores até esta quinta.

O prefeito determinou ainda ao secretário de Educação, Divino Gustavo, que acelere a implantação do controle biométrico de acesso à escola. Neste momento, o projeto já se encontra em fase de teste na Escola Municipal Rogério Bonifácio.

Major Nascimento, que é comandante regional da Polícia Militar em Aparecida , assegura que a corporação intensificou o trabalho preventivo nas unidades escolares para coibir possíveis ataques.

Aparecida de Goiânia segurança nas escolas
Força-tarefa para prevenir ataques será realizada em conjunto; GCM, PM , Polícia Civil e Bombeiros participam ativamente (Foto: Jhonney Macena)

“O governador Ronaldo Caiado determinou e nós vamos catalogar todas as escolas municipais e estaduais e também realizar patrulhamento ostensivo nessas unidades. Vamos repassar aos diretores o contato direito [das viaturas] para que diante de atitudes suspeitas ou invasões eles entrem em contato imediatamente com a polícia”.

O deputado estadual Veter Martins (Patriota) elogiou as medidas adotadas pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo governador Ronaldo Caiado. “São medidas energéticas e que também pensam a médio e longo prazo com a instalação do Comitê de Paz”, destaca o deputado.

Gestora da EMEI Darcy Ribeiro, Ailza Cristina Araújo, acredita que a presença de um agente de segurança nas unidades de ensino vai proporcionar mais segurança. “Nossa expectativa é excelente, esse controle vai dar uma segurança maior e nos resguardar de muitos problemas”

Os vereadores Isaac Martins, Sandro Oliveira, Hans Miller, Camila Rosa e Dione representaram a Câmara Municipal na reunião no EMEI Darcy Ribeiro.

Mais Segurança

Outras ações que o município já vem executando para promover a segurança de alunos, servidores e pais é o videomonitoramento, que está em funcionamento desde o mês de março de 2022. Ao todo, as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.

A Rede Municipal vem desenvolvendo também atividades de cunho pedagógico no sentido de sensibilizar e conscientizar o público de alunos, a fim de combater o ciclo da violência que está em evidência no país nos últimos tempos. Estão sendo realizadas nas unidades escolares diversas ações, que envolvem palestras e rodas de conversa com profissionais capacitados debatendo temas como cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros.

Recentemente, a Secretaria da Mulher lançou o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. A proposta é circular pelas unidades de ensino da Rede levando informações de como as mulheres devem proceder em caso de violência.