GCM reforça patrulhamento escolar em Aparecida de Goiânia

Por Secom/Aparecida

26 de janeiro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia reforçou o patrulhamento escolar na volta às aulas. Equipes da corporação estão espalhadas em todas as regiões da cidade para garantir maior segurança aos estudantes, servidores das unidades de ensino e comunidade em geral. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, Aparecida possui atualmente 115 unidades escolares entre Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil (Cmeis) que abrigam, seja integral ou em dois turnos, mais de 55 mil crianças.

Na manhã desta quinta-feira,26, o vigilante Gilmar Rodrigues, que é pai de uma aluna da Escola Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, comemorou a iniciativa.

“O patrulhamento é bom porque aumenta a segurança para os alunos, a criminalidade é grande: tráfico de drogas e assédio sexual. Creio que é bom eles fazerem essa ronda porque vai evitar muitos crimes”, disse enquanto aguardava a saída da filha.

Secretário municipal de Segurança, Roberto Cândido, reforça que o objetivo da iniciativa e garantir a segurança da comunidade escolar.

Equipes da GCM irão realizar patrulhamento preventivo nas proximidades das unidades escolares (Foto: Rodrigo Estrela)

“A operação visa justamente garantir a segurança de nossos alunos, servidores e pais na volta às aulas em nosso município. Nossos agentes realizarão abordagens em pessoas ou veículos em atitude suspeita nas proximidades das escolas, identificando possíveis criminosos e também evitando a prática de atos ilícitos”.

Ainda de acordo com o secretário , a operação foi realizada no ano passado com resultados positivos. Com isso , os gestores escolares solicitaram que o trabalho fosse novamente realizado.

Diretor da Escola Municipal Francisco Rafael Campo, André Brandão, elogia o trabalho da patrulha escolar. “Nos sentimos mais seguros com a presença da GCM, esse trabalho contribuiu muito com o processo educacional. As visitas no horário de entrada ou saída são importantes”, diz.

Videomonitoramento

A tecnologia também é utilizada para garantir segurança na volta às aulas. As unidades escolares são monitoradas em tempo real por câmeras de última geração. Caso percebam alguma movimentação estranha, os agentes de segurança que atuam no Centro Integrado Tecnológico (CIT) acionam a viatura mais próxima da GCM para averiguar a situação.