Videomonitoramento da Prefeitura de Aparecida passa a resguardar também escolas e CMEIs

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

8 de março de 2022

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

8 de março de 2022


Videomonitoramento em escolas e cmeis de Aparecida de Goiânia
Foto: Rodrigo Estrela

Numa medida para coibir vandalismos e evitar prejuízos materiais e a interrupção de atividades escolares, a Prefeitura está instalando cerca de 1,6 mil câmeras nas unidades escolares

As Escolas Municipais e os CMEIs de Aparecida de Goiânia já contam com vigilância por videomonitoramento. O sistema foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 08, na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Monteiro Lobato, no Setor Jardim Tiradentes. A solenidade, que teve à frente o prefeito Gustavo Mendanha, foi prestigiada por populares, servidores e autoridades políticas dos Poderes Executivo e Legislativo.

Você sabia ? Videomonitoramento registra flagrante e impede furto em escola

Estruturado para contribuir com a segurança das escolas e com o trabalho da Guarda Civil, que atua na prevenção a danos ao patrimônio público, o videomonitoramento já está funcionando em 70 unidades educacionais, com previsão de alcançar toda a rede até o final de março. No discurso de entrega do benefício às secretarias municipais de Educação e de Segurança Pública – esta que, por sua vez, estará a cargo de gerir o sistema-, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que a premissa de sua gestão é utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. “Estamos utilizando o videomonitoramento para inibir ações de vandalismo e, com isso, garantir a rotina e o bom funcionamento das nossas escolas”, destacou o prefeito.

Gustavo Mendanha: “tecnologia é uma grande aliada para ajudar a levar benefícios à população” – Foto: Rodrigo Estrela

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, falou da importância da instalação do equipamento para assegurar à criança o seu direito ao ensino. Lembrou que ações de furtos em prédios escolares, quando ocorrem, via de regra, provocam a interrupção temporária das aulas, comprometendo o rendimento dos alunos. “Essa era uma preocupação da Secretaria de Educação e também da Prefeitura, porque o impacto financeiro em casos de furtos normalmente é muito grande e produz transtornos para as escolas e para toda a comunidade, que tem na escola um bem comum”, enfatizou o secretário.

Com auxílio de videomonitoramento, GCM recupera veículo furtado e prende suspeito

O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido da Silva, explicou que o sistema de videomonitoramento estará sob a responsabilidade da Guarda Municipal, que já faz o monitoramento das ruas e praças públicas por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. “Nossa equipe acompanhará as imagens geradas em tempo real e, assim que visualizar qualquer movimento suspeito, seja contra o patrimônio público ou que represente ameaça à integridade das pessoas, será acionada uma viatura que estiver mais próxima do local para atender a ocorrência”, pontuou.

Imagens serão monitoradas por agentes da Guarda Municipal – Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu cerca de R$ 3 milhões na estruturação do sistema. Os recursos são do próprio Tesouro Municipal, que foram utilizados para pagar equipamentos e mão de obra. Foram adquiridas quase 1,6 mil câmeras com sensores infravermelhos que estão sendo instaladas nas áreas internas e externas dos prédios escolares. O sistema inclui ainda central de alarme e conexões via internet e linha telefônica.

Câmeras de videomonitoramento ajudam na investigação de roubo à agência bancária em Aparecida

Com capacidade de gravação 24 horas, o sistema de videomonitoramento funcionará todos os dias da semana, gerando imagens em tempo real que serão monitoradas e gravadas. A expectativa de coibir a investida de marginais agradou, por exemplo, o professor Vilmar Luiz de Freitas, diretor da EMEI Monteiro Lobato, que, nos últimos dois anos, foi vítima de furto diversas vezes. “Para nós, as câmeras trarão proteção para o prédio, evitando prejuízos e permitindo que as aulas aconteçam com normalidade e com a mesma qualidade para professores e alunos”, frisou o diretor.

Inauguração do sistema de videomonitoramento agradou pais de alunos do EMEI Monteiro Lobato – Foto: Rodrigo Estrela

Participaram da solenidade de entrega do sistema de videomonitoramento o deputado federal Professor Alcides (PP) e os vereadores Domingos Rodrigues (Cidadania), Vencerlino Amendoim (PDT), Araújo (MDB), Leandro da Pamonharia (PTC), Lélis Pereira (PP) e Marcelo da Saúde (PSC). Do Poder Executivo, compareceram os secretários municipais Bruna Lomazzi (Transparência), Vanilson Bueno (Ação Integrada), Marlúcio Pereira (Desenvolvimento Econômico) e o comandante da Guarda Municipal, Weber Júnior.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)