Iniciada a vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos em Aparecida

Por Polliana Martins

15 de fevereiro de 2024

Por Polliana Martins

15 de fevereiro de 2024


Foto: Enio Medeiros

A vacinação é destinada, nesta primeira etapa, às crianças de 10 e 11 anos. O imunizante será aplicado em duas doses com intervalo de três meses entre elas     

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Aparecida de Goiânia Vilmar Mariano abriram, na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Santa Luzia, a Campanha de Vacinação contra a Dengue no Estado de Goiás. O evento, que teve uma coletiva de imprensa, reuniu ainda a primeira-dama Sulnara Santana e os secretários de Saúde do Estado e de Aparecida, Rasível dos Santos e Alessandro Magalhães, respectivamente, bem como autoridades estaduais e municipais e moradores. Nas declarações, todos repetiram que a participação da sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika, precisa ser permanente.   

O lançamento abriu oficialmente os trabalhos da vacinação contra a dengue em Goiás, que terá um Dia D estadual de combate à doença no próximo 22 de fevereiro. Em Aparecida, 14.492 doses do imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, estão disponíveis em 38 postos para crianças de 10 e 11 anos. Ao mesmo tempo, para facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou um cronograma de vacinações nas escolas públicas da cidade.

Foto: Rodrigo Estrela

Na abertura oficial da campanha, Ronaldo Caiado, que é médico há 49 anos, chegou acompanhado do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, e aplicou a primeira dose da vacina Qdenga na menina Ana Vitória Batista, de 10 anos, que estava acompanhada pela mãe, Suzy Batista. “Minha filha foi a primeira a ser vacinada e agora está mais segura. A dengue está muito forte e temos que proteger nossas crianças e cuidar das nossas casas”, disse ela.

Esforço social e informação

Caiado destacou que “tivemos um acréscimo de 120% em Goiás do número de casos da doença em comparação com este mesmo período em 2023 e criamos em janeiro os “Gabinetes contra a Dengue” para unificar estratégias. Sabemos que o maior foco está no lixo nas casas, na água parada. Então todos precisam fazer a sua parte. Não é admissível que morram pessoas por picada de mosquito. ” A respeito das notícias falsas sobre as vacinas, o governador enfatizou: “Não dêem ouvidos às fake news. Não é possível que em 2024 ainda duvidem de vacinas que são amplamente testadas e com todos os cuidados previstos.

Foto: Enio Medeiros

 Já o prefeito Vilmar Mariano lembrou que o Brasil é o primeiro País a ofertar vacinação contra a dengue na Saúde Pública, e completou: “Isso é um privilégio para os brasileiros e todos os pais e responsáveis devem levar suas crianças de 10 e 11 anos para receber essa proteção gratuita, segura e fundamental. Nós estamos trabalhando e apoiando o pessoal da Saúde em mais esse desafio para salvar vidas o mais rápido possível. E estamos conseguindo grandes vitórias. ”

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, fez coro com os demais frisando que a participação de comunidade é essencial e o momento é de alerta devido ao aumento da circulação do vírus tipo 2, que pode provocar casos mais graves: “Perder um familiar ou amigo por uma doença evitável é inadmissível, então conto com a ajuda de cada um de vocês. Precisamos continuar eliminando os criadouros do mosquito. A morte por dengue tem que ser considerada evitável porque ela é prevenível se cuidarmos bem das nossas casas e quintais. ”

Rede municipal estruturada

Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães relatou que a cidade tem mais de 2000 casos de dengue já contabilizados em 2024, mas nenhum óbito. “Isso (O fato de não ter nenhuma morte) é resultado do trabalho que o prefeito Vilmar nos determinou a fazer, tanto na prevenção quanto na assistência. Temos quase 500 profissionais trabalhando para combater a dengue nos bairros e estruturamos todas as nossas UPA’s com exames e médicos. Atualmente, cada UPA tem de 8 a 10 médicos atendendo todos os dias. ”

Foto: Rodrigo Estrela

Estratégias que se complementam

A superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, salientou que a vacinação contra a dengue é uma política nova de prevenção contra a doença, com efeito a médio e longo prazo, pois são necessárias duas doses com intervalo de três meses entre elas para a proteção máxima conferida pelo imunizante. “Então, quando passar a segunda dose, já terá passado essa sazonalidade da doença, mas a pessoa estará mais protegida para a próxima. Ao mesmo tempo, vamos continuar com as ações de controle, mantendo as casas sem água parada para evitar o nascimento do mosquito”, completou.

“Em Aparecida, a Vigilância Epidemiológica criou um projeto de geoprocessamento específico para identificar onde há mais focos de dengue na cidade. Com isso, estamos fazendo e intensificando o trabalho de casa em casa, e, agora, com a vacinação orientada pelo Ministério da Saúde (MS) para as faixas etárias que têm maior índice de internações, e com os pais e responsáveis levando suas crianças para vacinar, as estratégias se somam e tomam mais força”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Fabiana Ribeiro.  

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, que está à frente do esforço de vacinação na cidade, informou que a expectativa é a de imunizar cerca de 14.500 crianças de 10 e 11 anos no município. “Essa vacina é um grande avanço no combate à dengue, que tem causado complicações e até mortes. Como de costume, além dos trabalhos nas salas de vacinas da rede, iremos até as escolas levar a vacinação aos estudantes para ampliar a cobertura e facilitar o acesso para a população”, disse a gestora.

Reconhecimento político

Representando a Assembleia Legislativa de Goiás e a Câmara Municipal de Aparecida, respectivamente, o deputado estadual Veter Martins e o vereador Isac Martins, elogiaram as gestões do governador Caiado e do prefeito Vilmar Mariano. Veter exaltou o trabalho planejado e eficiente da Secretaria Municipal de Saúde e lembrou dos desafios enfrentados pelo município durante a pandemia. Já Isac evidenciou a parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura dirigindo-se ao governador: “Hoje o sentimento é de gratidão pelo senhor ter escolhido nossa cidade para lançar essa campanha tão importante e que traz segurança na Saúde para o povo. O prefeito Vilmar tem mencionado muito as parcerias com o governo estadual que têm trazido benefícios para Aparecida, que é referência em Goiás e um orgulho para os aparecidenses. ”

Saiba mais sobre a vacinação contra a dengue em Aparecida

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)