Nova Escola Municipal de Música é entregue à população de Aparecida

Por Rafael Freitas

29 de março de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida inaugurou na noite desta segunda-feira, 28, as novas instalações da Escola Municipal de Música, no Centro Histórico da cidade. A nova casa da música funciona por meio de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e Cultura e oferece gratuitamente o ensino de instrumentos musicais.

A solenidade de descerramento da placa contou com presença do prefeito Gustavo Mendanha, vice-prefeito Vilmar Mariano, secretários municipais, vereadores, professores e alunos, e comunidade. A apresentação da Banda Sinfônica de Aparecida encantou a noite do público.

“Essa é a casa da música, um espaço que vai acolher crianças e adolescentes que no futuro serão musicistas. Tenho certeza que serão formados músicos que estarão em grandes orquestras. Aqui até 2018 foi sede da Câmara Municipal, e agora é um espaço da cultura para o povo aparecidense”, afirmou Gustavo Mendanha.

O prédio construído na década de 70 passou a abrigar Escola de Música em 2018, depois que a Câmara Municipal mudou para novo prédio no Residencial Maria Luiza. A estrutura antiga foi revitalizada e readequada para oferecer comodidade e condições para o ensino-aprendizagem da Escola de Música. A prefeitura investiu R$ 650 mil por meio do Programa Cuidar de Nossa Escola é Dever de Todos.

A Escola de Música também abriga instalações da Banda Sinfônica de Aparecida e recebe 300 estudantes matriculados nos cursos de teoria musical, violão, aparelhos de sopro, bateria, canto coral e musicalização infantil. Foram criadas salas apropriadas ao trabalho das equipes, ambientes de ensaios coletivos e espaços para pequenas exibições.