Praça da Cidade Administrativa: o novo ‘cartão-postal’ de Aparecida que você precisa conhecer

Por Rodrigo Augusto Borges

15 de fevereiro de 2020

Por Rodrigo Augusto Borges

15 de fevereiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes , Enio Medeiros

Espaçosa, colorida, moderna, aconchegante e bonita são alguns adjetivos que podem definir a Praça da Cidade Administrativa. O espaço ainda pouco conhecido pela população aparecidense oferece estrutura completa para momentos de lazer, atividade física e convivência entre familiares e amigos.

O lugar é perfeito para quem gosta de curtir o final de tarde caminhando, correndo, malhando, brincando com os filhos, jogando conversa fora ou apenas assistindo o fim do dia preguiçosa e merecidamente após a jornada de trabalho.

Duas fontes e enormes palmeiras imperiais deixam o local ainda mais bonito (Foto: Claudivino Antunes)

Os frequentadores vão chegando aos poucos por volta de 17h30 quando o solzão começa se pôr. Quem visita o local é presenteado com ‘apresentação’ de um ‘coral’ bastante peculiar. Centenas de maritacas cantam com intensidade e harmonia, entoando uma ‘trilha sonora’ como se quisessem dar boas-vindas aos visitantes.

Estrutura

A Praça da Cidade Administrativa oferece cerca de 12 mil m² de área construída em piso de concreto laminado. Com tanto espaço, o local atraí a galera do skate, que passa horas e horas treinando novas manobras. Crianças, que gostam de brincar com patins e bicicletas também aproveitam bastante.

A caminhadinha básica de cada dia ou a corrida necessária para o bem-estar de cada coração também podem ser feitas no local que oferece ainda uma academia aberta com diversos aparelhos e, inclusive, um painel que informa a melhor utilização de cada um deles.

Praça oferece estrutura para diversão e lazer. (Foto: Claudivino Antunes)

Não pense que a praça é uma espécie de selva de concreto. Muito pelo contrário, o espaço conta com mais de 27 mil m² de grama esmeralda plantados. O verde do gramado contrasta com o laranja, o vermelho, o branco, o lilás e o rosa das quase 170 mil mudas de flores de espécies como Petúnias, Sálvias e Tagetes.

Construída através de um moderno projeto arquitetônico a Praça da Cidade Administrativa possui ainda duas fontes, posicionadas em meio a um corredor de palmeiras imperiais, que embelezam ainda mais o novo cartão postal da cidade.

Academia aberta é uma das atrações da Praça da Cidade Administrativa (Foto: Claudivino Antunes)

Quando o assunto é descanso, a praça dispõe de quase 90 bancos em concreto e madeira para que o visitante possa recarregar as energias sempre que necessário. Em toda extensão da praça estão espalhadas ainda diversas lixeiras para descarte regular de resíduos.

Espaço conta com bancos em madeira e concreto (Foto: Claudivino Antunes)

Quem visita a praça pode aproveitar o passeio sem se preocupar onde deixar seu carro ou moto. Mais de 500 vagas de estacionamento são disponibilizadas em todo complexo da Cidade Administrativa. Além disso todo espaço e monitorado 24h por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Tecnologia

Construída através de um moderno projeto arquitetônico e paisagístico, a Praça da Cidade Administrativa também chama atenção por contar com elementos tecnológicos e sustentáveis. Toda iluminação, por exemplo, é feita por lâmpadas de led ligth que consomem menos energia.

A praça e o prédio principal da Cidade Administrativa, que abriga onze secretarias da Prefeitura de Aparecida e os gabinete do prefeito e vice-prefeito, são abastecidos por energia solar captada através de placas instaladas na dentro do complexo da administração municipal.

‘Praça tem ‘árvore’ tecnológica carrega celular (Foto: Claudivino Antunes)

Outra novidade que chama bastante atenção dos visitantes é uma ‘árvore’ fotovoltaica que transforma os raios do sol em energia para recarregar smartphones. Na base da ‘árvore’ quatro entradas USB permitem que os visitantes possam recarregar seus aparelhos sempre que necessário.

Em breve, com a conclusão da instalação de cerca de 600 quilômetros de fibra óptica, diversas praças, inclusive, a da Cidade Administrativa contarão também com sinal wi-fi gratuito para população.

Onde fica

A Praça da Cidade Administrativa está localizada na Rua Gervásio Pinheiro (Área Pública Municipal – APM) no Setor Solar Central Park ao lado do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, o antigo Rodeio Show, na região Central da cidade.