Saúde de Aparecida intensifica ações para diagnóstico e combate à hanseníase

Por Polliana Martins

19 de abril de 2022

Por Polliana Martins

19 de abril de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Profissionais da medicina, enfermagem e fisoterapia das UBS’s, do Centro de Especialidades e do AMAG foram capacitados para aprimorar a atenção prestada aos pacientes com foco na detecção de casos novos e no tratamento adequado

Em capacitação promovida nesta segunda-feira, 18 de abril, das 8h às 17h, pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), mais de 30 profissionais das áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), no Centro de Especialidades e no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG) foram treinados para fortalecer a rede de atenção aos pacientes com hanseníase.

O evento é fruto de parceria da SMS com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para implantar na cidade o teste rápido para detecção da doença e foi realizado no auditório do AparecidaPrev, no Setor Célia Maria.

“Esse treinamento é essencial para chamar a atenção sobre a importância do acolhimento e do exame clínico para o diagnóstico da hanseníase, bem como para aperfeiçoar a detecção em tempo oportuno com a avaliação dermatoneurológica e a realização do teste rápido. Também estamos intensificando a vigilância, as ações educativas e os exames dos contactantes intradomiciliares para minimizar os efeitos da doença”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro.

Leia também:

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia intensifica ações de prevenção e combate à hanseníase. Médicos , enfermeiros e servidores foram treinados para melhor atender a população

Proteção e cuidados

A chefe do Programa de Doenças Transmissíveis, Kátia Sena, lembrou que, entre 2019 e 2021, Goiás registrou 3.205 casos de hanseníase, sendo o oitavo Estado com maior prevalência no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). “Aparecida apresenta altas taxas de detecção, mas foram reduzidas durante a pandemia da covid-19 porque muitos deixaram de buscar o diagnóstico ou até mesmo abandonaram o tratamento por causa do isolamento social e outros receios. Então vamos retomar e ampliar os nossos esforços para proteger e cuidar das pessoas”, ressaltou ela.

Cura e tratamento gratuito

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Naianny Fogaça, afirmou que “esperamos que haja um aumento da procura dos pacientes que não conhecem bem a doença e que os que tenham hanseníase procurem o tratamento, já que é um mal que tem cura e com tratamento gratuito e 100% fornecido pelo SUS. No momento, temos na cidade 162 pacientes em tratamento com resultados satisfatórios”.

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia intensifica ações de prevenção e combate à hanseníase. Médicos , enfermeiros e servidores foram treinados para melhor atender a população

Esforço contra o preconceito

Já a enfermeira Nathália Athaides Ramos, do Programa de Tuberculose e Hanseníase da SMS, profissional com vasta experiência no tema, enfatizou que a capacitação, ministrada pela médica Ana Lúcia Marocollo, da UFG e da SES, também contribui para orientar os profissionais a lidar com o estigma que ainda ronda a hanseníase: “Infelizmente, ainda vemos pessoas que evitam tratar-se ou que buscam atendimento longe de suas casas por desconhecimento sobre o assunto e medo do preconceito. Por isso é tão importante falarmos dessa doença e orientarmos as pessoas, que, na dúvida e na presença dos sintomas, devem procurar uma unidade de saúde”.

Sintomas de alerta

  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade térmica, tátil e de dor;
  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
  • Dor e sensação de choque, formigamento, fisgada e agulhada ao longo dos nervos dos braços e pernas;
  • Diminuição da sensibilidade e /ou da força muscular;
  • Úlceras de pernas e pés;
  • Caroços (nódulos) no corpo.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)