Saúde alerta para prevenção à hanseníase; consulta e tratamento são gratuitos

Por Allan David

17 de janeiro de 2023

Por Allan David

17 de janeiro de 2023


Foto: Rodrigo Estrela

Manchas com perda de sensibilidade, choques em nervos e presença de placas ou caroços no corpo são sintomas da doença; orientação é procurar uma das 40 UBSs da cidade, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h

Quando algo não vai bem no corpo, quase sempre ele avisa. E se no corpo aparecem manchas com perda de sensibilidade, choques em nervos e presença de placas ou caroços, pode ser sinal de hanseníase. É hora de procurar um médico, e essa assistência é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde de Aparecida de Goiânia.

A rede pública do município tem equipes especializadas em hanseníase para acompanhar os pacientes no tratamento fornecido 100% pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Se notar qualquer sinal suspeito, basta ir a uma das 40 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por Aparecida. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Não adie a consulta. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é a cura. Depois de realizada a avaliação, se for comprovada a existência da doença, o tratamento começa imediatamente.

O que a doença afeta

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos localizados na face, pescoço, braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos. Mas pode afetar também os olhos e órgãos internos, como mucosas, testículos, ossos, baço, fígado etc.

Neste Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Secretaria de Saúde de Aparecida explica que se a doença não for tratada, ela evolui lenta e progressivamente, podendo levar a incapacidades físicas. A falta do tratamento já no início, quando a doença se manifesta, pode torná-la transmissível. E estão sujeitas a contrair hanseníase pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos.

Diagnóstico precoce é fundamental

Levantamento da Secretaria de Saúde de Aparecida indica que a incidência de novos casos diagnosticados na cidade tem hoje uma média maior do que a de Goiás e do Brasil. Esse parâmetro é chamado coeficiente de incidência e atribui a Aparecida, atualmente, a média 29 para cada 100 mil, enquanto a média de Goiás está em 16 e a do Brasil, 11.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, diz que a situação preocupa. É que, com a chegada a pandemia, em março de 2020, foi detectada queda acentuada no diagnóstico e tratamento de casos, quando comparado a 2019. “Só o diagnóstico precoce e o tratamento adequado conseguirão eliminar a hanseníase e diminuir o índice de portadores de sequelas”, assegura o gestor.

Dia D contra a hanseníase

A Secretaria de Saúde de Aparecida realizará em 31 de janeiro o Dia D de Conscientização sobre a Hanseníase. A ação ocorrerá no Centro de Especialidades Municipal, local referência em atendimentos aos pacientes acometidos pela doença. O evento busca chamar atenção da população sobre a problemática, avaliar casos suspeitos e encaminhar para avaliação médica, caso necessário. Mais informações serão divulgadas em breve.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)