Famílias já moram no Residencial Agenor Modesto, em Aparecida

Por Allan David

7 de fevereiro de 2022

Por Allan David

7 de fevereiro de 2022


Foto: Canal da Cidadania/Aparecida

Residencial com moradias populares na região central da cidade teve 125 dos seus 208 apartamentos sorteados pela Prefeitura, que orientou as famílias ao longo do processo

A mudança de casa gera sempre a esperança de viver dias melhores no novo lar, principalmente se for a moradia própria. São expectativas que estão elevando a confiança das primeiras famílias moradoras do Residencial Agenor Modesto I, conjunto do qual 125 dos seus 208 apartamentos foram sorteados pela Prefeitura de Aparecida.

Desde 20 de janeiro, um vai e vem de caminhões de mudança movimenta o condomínio trazendo os pioneiros do residencial. Nesta semana, o conjunto receberá mais 14 novas famílias. Junto com elas, desembarcam no empreendimento os sonhos de quem está cheio de gana para mudar de vida. A casa própria, agora, é uma motivação a mais.

Lucas Santos da Conceição , agora, pode dizer orgulhoso que tem uma casa própria para morar com o filho

O jovem Lucas Santos da Conceição encara essa ocasião como um renascimento. É algo que ele já experimentou antes. Em 2013, Lucas foi vítima de bala perdida. O projétil, cuja origem, segundo Lucas, ainda é desconhecida, atingiu a cabeça do rapaz. Ele ficou em coma, lutou pela vida no hospital e se recuperou.

Em função de sequelas físicas, Lucas teve de ser aposentado. Somando essa condição ao aluguel que tinha de pagar, ele enfrentava dificuldades para sustentar o filho, ainda bebê, e a esposa. Mas Lucas se inscreveu no sorteio dos apartamentos, providenciou a documentação, confiou e viu o sonho virar realidade.

“Morar de aluguel era muita despesa, quase não sobrava nada. O que sobrava era para alimentação e cuidar do nenê”, conta o novo morador do Agenor Modesto I. Lucas Santos diz que só agora a ficha começa a cair. “Estou aqui com a chave, está no meu nome. Obrigado, meu Deus, por tudo, meu Pai. Agora eu tenho a minha casa.”

Lucas Santos chega ao Agenor Modesto I com a mudança: alívio – Imagem: Canal da Cidadania/Aparecida

Com 12,5 mil m² quadrados de área construída, o Residencial Agenor Modesto I possui 208 apartamentos distribuídos em 13 torres com 4 apartamentos por andar. O empreendimento foi construído pelo Governo Federal, através do Programa Casa Verde e Amarela, em parceria com a Prefeitura de Aparecida e o Governo de Goiás.

A Prefeitura de Aparecida realizou dois sorteios nos quais foram selecionadas 60% das famílias beneficiárias dos novos apartamentos (neste caso, 125 unidades). O governo estadual sorteou a parcela restante de 40% dos beneficiários (83 apartamentos).

Relembre:

Habitação realiza novo sorteio para preencher cadastro reserva dos apartamentos no Agenor Modesto

Prefeitura sorteia as 125 famílias que receberão apartamentos no Residencial Agenor Modesto

“A casa própria é um porto seguro das famílias. É uma conquista que representa segurança e estabilidade, uma propriedade digna, que deve estar ao alcance de todos, principalmente das famílias de baixa renda. Elas também precisam ter o direito à habitação protegido e respeitado”, comenta o prefeito Gustavo Mendanha.

Mais 14 mudanças são esperadas no residencial nesta semana – Imagem: Canal da Cidadania/Aparecida

Em dezembro passado, o prefeito Gustavo Mendanha e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, entregaram as chaves aos primeiros 160 moradores do Residencial Agenor Modesto I. Então secretário municipal de Habitação, William Panda ressaltou, à época, os benefícios do residencial, além do local de moradia.

“Aqui, as famílias estarão próximas de escolas, unidades de saúde, universidades, do Polo Empresarial e bem próximas do Centro. Os moradores terão qualidade de vida e toda infraestrutura. E ressaltamos que as famílias beneficiadas atenderam aos critérios do Programa Casa Verde e Amarela e também exigências municipais”, lembrou Panda.

Critérios socioeconômicos

As famílias beneficiadas comprovaram que se enquadram na faixa 1 de renda do antigo Programa Minha Casa, Minha Vida, substituído pelo Casa Verde e Amarela, onde as parcelas que variam de R$ 80 a R$ 270, em financiamento de 10 anos junto à Caixa. Além das parcelas do financiamento, o morador deve arcar com as despesas de condomínio.

Cada apartamento tem 46 m², com dois quartos, um banheiro, sala, cozinha integrada, área de serviço e varanda. O condomínio possui salão de eventos, churrasqueira, playground, quadra poliesportiva, garagem e área externa. O residencial está localizado na Rua Edith Bárbara, APM 05, Quadra 05, na região central de Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)