15ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto recebe centenas de visitantes no primeiro dia

Por Solange Araújo

11 de março de 2022

Por Solange Araújo

11 de março de 2022

Foto: Enio Medeiros

Além de presentear os visitantes com a beleza peculiar de cada espécie de flor, o evento também tem o foco beneficente e arrecada doações de alimentos que serão doados a famílias carentes

Centenas de admiradores e colecionadores de orquídeas e rosas do deserto marcam presença no primeiro dia da 15ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto, em Aparecida. O evento que já é tradição no município, reúne nesta edição mais de mil espécimes de plantas, no Temae Beach Esportes e Eventos, espaço situado ao lado do Anfiteatro Municipal.

A exposição é realizada pela Prefeitura de Aparecida, que espera de 12 mil a 15 mil pessoas nos três dias de evento. “Aparecida é conhecida como a cidade das flores. E esse é um evento onde temos a oportunidade de trazer mais beleza e a cultura das plantas que estão sendo expostas aqui, além de incentivar o turismo com visitantes de outras cidades”, disse Maurílio dos Santos, o CowBoy, um dos organizadores da feira.

Relembre: Flores embelezam canteiros e praças de Aparecida

Serão três dias de exposição (11 a 13 de março), das 9h às 20h, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e adquirir exemplares de diferentes regiões do país, trazidos por oito expositores das cidades de Guararema (SP), São José do Rio Preto (SP), Viçosa (MG), Goiânia, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, que participam do evento.

Ediene Viana, é de Aparecida, expõe rosas do deserto e participa do evento pela segunda vez. “É muito gratificante porque além de apresentar minhas rosas, ainda espero muitos clientes aqui”, conta. Renato Piquete Louro, é expositor de acessórios para cultivo de orquídeas e plantas em geral. “A região é muito escassa desses tipos de plantas e aqui as pessoas são apaixonadas por orquídeas por isso é um bom lugar para vir expor meus produtos”, comenta o expositor que é de São Paulo.

As plantas são vendidas a partir de R$ 15 e os visitantes também poderão comprar vasos, substratos, adubos e receber explicações sobre o cultivo das plantas. Marisangela Penha da Silva, 45, mora em Goiânia, não perdeu a oportunidade de renovar a coleção de orquídeas.  “É a segunda vez que venho, as plantas estão muito bonitas. Cuidar das plantas é como uma terapia e com certeza deixa a gente mais calma. Estava com saudades”, disse.

Salvina Rodrigues dos Santos, 69, veio da capital para espairecer e rever amigos na exposição. “Está maravilhoso, a gente está passando por um período de isolamento e o evento é uma oportunidade de espairecer um pouco, rever os amigos e encher os olhos com tanta beleza”, pontua.

Solidariedade

Além da exposição, neste primeiro dia do evento também houve espaço para solidariedade. Isso porque, o evento também arrecadou alimentos doados pelos 200 primeiros visitantes da exposição. As doações arrecadadas serão encaminhadas para a Secretaria de Assistência Social do município que fará a destinação dos alimentos para entidades filantrópicas e famílias carentes.

A aposentada Lucilene Lemes Borges, foi ao evento movida pela solidariedade. A moradora do Setor Cidade Livre, doou mais de 10 quilos em alimentos. “Eu fico honrada em poder ajudar. É importante a doação porque vai saciar a fome de muita gente”. A moradora recebeu seis mudas de plantas como recompensa pela boa ação.