Aparecida aplica mais de 4,5 mil doses de vacinas em dois dias de Mutirão

Por Camilla Godoy

14 de fevereiro de 2022

Foto: Enio Medeiros

População aproveitou ação para atualizar cartão de vacinação e também se imunizar contra a covid-19. Intensificação do serviço segue durante a semana

Em Aparecida de Goiânia, o último fim de semana foi de incentivo à proteção coletiva proporcionada pelas vacinas. É que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um Mutirão para crianças e adultos atualizarem o cartão de vacinação e também se imunizarem contra a covid-19. No sábado, 12 de fevereiro, 14 postos espalhados pela cidade receberam centenas de pessoas. No domingo, 13, dois postos estruturados nos shoppings centers da cidade movimentaram os aparecidenses. Ao todo, 4.578 imunizantes foram aplicados na ação, que oferecia desde vacinas que protegem contra a covid-19, àquelas de rotina, que imunizam contra sarampo e a febre amarela, por exemplo.

“Fico muito feliz em ver os resultados de uma força-tarefa que mobiliza dezenas de profissionais de saúde. É sinal de que vale a pena o esforço e que Aparecida acredita na vacinação. Espero que neste ano possamos superar todas as metas estabelecidas de cobertura vacinal Para isso, estratégias que facilitem o acesso, como o Mutirão que realizamos, são fundamentais. Quanto mais levarmos as vacinas para perto da população, mais pessoas serão imunizadas e toda a sociedade será beneficiada”, defende a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Aparecida aplica mais de 4,5 mil doses de vacinas em dois dias de Mutirão (Foto: Enio Medeiros)

A gestora lembra que a intensificação da vacinação seguirá durante a semana: “De segunda a sexta, oferecemos a imunização em 35 postos fixos. Mas, na próxima sexta, 18, vamos ampliar os locais e oferecer o serviço também no Buriti Shopping, Aparecida Shopping, Escola Municipal Amélia Cândido Brasil e ocupação Beira da Mata, no Independência Mansões. No sábado, 15 postos vão funcionar”.

Balanço da vacinação contra covid

Sobre o avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, Renata Cordeiro também celebra os resultados: 914.004 doses foram aplicadas na cidade até o último sábado, 12 de fevereiro. De acordo com balanço divulgado pela pasta, desse total, 420.090 foram de primeira dose; 381.245 foram de segunda dose ou dose única; 95.123 foram de dose de reforço; e 17.546 foram de vacinas pediátricas.

Os números indicam que, aproximadamente, 88% da população com mais 12 anos de idade residente em Aparecida recebeu ao menos a primeira dose da vacina contra a covid-19, considerando a estimativa de 477.878 habitantes nessa faixa etária. Além disso, 80% já completou o esquema vacinal básico, com as duas doses ou dose única, e 20% já recebeu a dose de reforço. Os dados também apontam que 30% das crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose pediátrica. A estimativa da pasta é que a população nessa faixa seja de 58.545 habitantes.

Vacinas disponíveis

Nos 35 postos de fixos de imunização da cidade e postos volantes estruturados em mutirões, a população pode receber todas as vacinas de rotina, que incluem proteção contra doenças como tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, HPV e pneumonia, bem como vacinas contra a covid-19, seja primeira dose, segunda ou o reforço. Para receber qualquer um desses imunizantes, é necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Postos fixos de vacinação

De segunda a sexta, a vacinação de rotina está disponível nos seguintes locais: Central de Imunização; UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori. A Central funciona das 8 às 18h e as unidades básicas das 8 às 16h.

Aparecida continua testagem em massa da população em 10 pontos

A vacinação contra a covid-19 para adultos funciona em todos esses 35 postos. Qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber o imunizante. Já a vacinação pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, ocorre em sete postos fixos: Central de Imunização e UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. Além dos locais, a vacinação pediátrica contra a covid-19 tem uma especificidade: não pode ser administrada junto com as outras vacinas de rotina, já que para crianças de 5 a 11 anos é necessário um intervalo mínimo de 15 dias, antes e depois da aplicação desse imunizante, para recebimento de qualquer outro.

Vacinação nesta sexta e sábado

Na sexta, 18 de fevereiro, a vacinação em Aparecida estará disponível nos postos fixos e também no Aparecida Shopping e Buriti Shopping, das 11 às 19h; na Escola Municipal Amélia Cândido Brasil, das 8 às 13h; e na ocupação Beira da Mata, das 8 às 16h.

No sábado, 19 de fevereiro, quem precisar se vacinar poderá procurar as UBS´s Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Jardim Olímpico, Cândido de Queiroz, Veiga Jardim, Andrade Reis, Anhembi, Cruzeiro do Sul, Caraíbas e Colina Azul, das 8 às 16h, além da Central de Imunização, das 8 às 19h, o Aparecida Shopping e Buriti Shopping, das 11 às 19h, a Escola Municipal Amélia Cândido Brasil, das 8 às 13h, e a ocupação Beira da Mata, das 8 às 16h.