Aparecida de Goiânia e cidade portuguesa discutem intercâmbio comercial

Por Rodrigo Augusto

23 de fevereiro de 2023

Por Rodrigo Augusto

23 de fevereiro de 2023

Aparecida de Goiânia e Portugal discutem intercâmbio
Foto: Jhonney Macena

A Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) promoveu na manhã desta quinta-feira, 23, o 1º Encontro de Negócios Brasil-Portugal.

O encontro realizado de forma híbrida foi presidido pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste Sucursal Goiás (CCBPCO-GO), Ivan Marques. Marcaram presença representantes de entidades empresariais, empresários, o prefeito Vimar Mariano e o ex-governador de Goiás, Irapuan Costa Júnior, conselheiro da CCBPCO-GO.

Leia também:

As primeiras tratativas para que Aparecida de Goiânia aumente o volume de exportação e também importação junto a Portugal foram discutidas com a cidade de Beja. Para isso, ambas apresentaram suas potencialidades de produção.

Aparecida de Goiânia
Polos industriais geram milhares de empregos em Aparecida de Goiânia – Foto: Enio Medeiros)

O objetivo do colegiado é criar condições para que os empresários aparecidenses possam exportar seus produtos para toda Europa. Beja foi escolhida pelas condições logísticas favoráveis.

Do outro lado, cidades portuguesas estimam crescimento econômico favorável para receber novos investidores. Assim, se colocaram à disposição para empresas aparecidenses se instalarem em seus territórios.

“Aparecida, com sua vocação industrial, tem muito para oferecer. Nossa cidade possuiu inúmeras empresas no segmento têxtil, farmacêutico, alimentício, químico e tantos outros. Queremos avançar para que, em breve, nossa produção seja comercializada em Portugal e posteriormente em todo continente europeu”, avalia o prefeito Vilmar Mariano.

Reunião em Aparecida de Goiânia discute intercâmbio com Portugal discutem intercâmbio
Encontro reuniu representantes de diversas entidades produtivas (Foto: Jhonney Macena)

Vilmar Mariano ainda reforçou que é de interesse da administração municipal que as empresas instaladas na cidade avancem com seus negócios. “Quem ganha é Aparecida. Quando uma empresa cresce, ela gera arrecadação, emprego e renda para nossa gente. Vamos incentivar todas as ações que possam contribuir para essa expansão”.

Aparecida de Goiânia
Empresas de diferentes segmentos estão instalados nos polos industriais de Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros)

Representantes de diversas entidades produtivas, empresários e o prefeito Vilmar Mariano iniciaram as tratativas com autoridades e empreendedores da cidade portuguesa de Beja acerca da possibilidade de intercâmbio comercial entre os dois e, sobretudo, entras as duas cidades.

Durante o encontro, também foi elaborado um termo de cooperação empresarial entre Aciag e CCBPCO-GO. “Nosso objetivo é promover a internacionalização das empresas de Aparecida de Goiânia que buscam o mercado europeu via Portugal. Conhecemos bem os polos econômicos, são polos produtivos e competitivos e creio que darão certo no mercado internacional”, pontua Ivan Marques.

O presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, lembrou que o foco principal é escoar a produção local para Europa, mas que empresas instaladas em Aparecida de Goiânia também buscam parcerias para importar insumos.

“Queremos vender para fora, mas também temos empresas que precisam importar determinados insumos da Europa. Creio que esse trabalho vai dar bons frutos, beneficiando nossa economia local com maior arrecadação e geração de empregos”, destaca.

Aparecida de Goiânia empresas e empregos
Aparecida de Goiânia se destaca na geração de empregos no Centro-Oeste brasileiro (Foto: Rodrigo Estrela)

Paulo Jorge Lúcio, que é presidente da Câmara Municipal de Beja – cargo semelhante ao de prefeito no Brasil, enfatizou que os portugueses quererem estreitar os laços comerciais com Aparecida.

“Queremos receber uma comitiva de empresários e representantes de Aparecida de Goiânia. Trabalhamos para que em um pequeno espaço de tempo concretizamos os primeiros negócios. Estou absolutamente certo de que essa parceria será importante para ambas partes”.

• Click aqui e confira as vagas de emprego disponíveis no Portal do Trabalhados

Ex-governador de Goiás e membro conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste Sucursal Goiás, Irapuan Costa Júnior, destacou semelhanças culturais entre os dois países, com ênfase para celebrações religiosas e festas deste segmento. Segundo ele, que possui residência no Sul de Portugal, o grupo também pode inserir o turismo nas tratativas acerca do intercâmbio.

Felismar Martins – sec. Indústria e Comércio

Luiz Maronezi – Companha de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia

Jair Alcântara – Pres. Sindquimica-GO

Itamar Leão – prefeito Sanclerlândia-GO