Estado e Prefeitura de Aparecida avançam discussões para implantação de novo polo

Por Rodrigo Augusto

21 de março de 2023

Por Rodrigo Augusto

21 de março de 2023

Novo polo industrial será implantado em Aparecida de Goiânia
Foto: Wigor Vieira

Retirada do Semiaberto da região do Parque Industrial Vice-presidente José Alencar vai permitir a instalação de novas empresas na cidade; “vai gerar muito emprego e renda para nossa população”, comemora Vilmar Mariano

O processo de implantação do Complexo Metropolitano Empresarial avança graças ao trabalho conjunto entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Governo de Goiás.

Detalhes do projeto, que prevê a construção do polo foram discutidos na tarde desta terça-feira,21, em reunião realizada na Cidade Administrativa Maguito Vilela. O encontro foi liderado pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales.

Leia também:

Empresa de tratores abre as portas e gera cerca de 100 empregos direitos em Aparecida

Caged: Aparecida cria quase seis mil empregos formais em 2022

Polo Antares vai gerar cerca de 3 mil empregos em Aparecida

Para implantação do polo em uma área de 2,1 milhões de metros quadrados próximo ao Parque Industrial Vice-presidente José Alencar, a Colônia Agroindustrial de Regime Semiaberto será transferida para as proximidades do Complexo Prisional, conforme já definido nas primeiras reuniões institucionais entre as duas administrações.

Nesta terça, técnicos do município e do governo estadual discutiram detalhes acerca de como será feita a transferência e se parte do prédio da unidade prisional poderá ser reaproveitada como base de apoio ao canteiro de obras para construção do empreendimento.

O deslocamento do Semiaberto é uma reivindicação antiga da administração municipal. No início do ano, o prefeito reiterou ao governador Ronaldo Caiado que a unidade barra a chegada de novos investidores e também causa insegurança aos empresários já instalados na Região Leste.

Novo polo industrial será implantado em Aparecida de Goiânia
Prefeito Vilmar Mariano recepcionou o secretário estadual de Infraestrutura , Pedro Sales (Foto: Wigor Vieira)

A implantação do polo será feita pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego) logo após a retirada do Semiaberto. A Codego vai lotear o terreno e definir os incentivos para instalação das empresas.

“Estamos felizes em receber a equipe técnica do governo e também o secretário Pedro Sales, que pela primeira vez participa de uma reunião aqui na prefeitura. O município se coloca à disposição para avançarmos neste projeto que vai atrair grandes empresas e também gerar muito emprego e renda para nossa população. Já avançamos desde quando foi definido que o polo seria implantado. Agora, estamos adequando situações técnicas para que possamos iniciar e concluir o projeto”, enfatizou Vilmar.

Secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales, classifica como positiva a avaliação sobre o processo de desativação do Semiaberto e consequentemente a implementação do polo. “A avaliação que eu faço é extremamente positiva. Em todos os momentos, o prefeito Vilmar Mariano e sua equipe mostram total disposição para vencermos todas as dificuldades. Saio muito otimista desta reunião e digo à população de Aparecida que falta muito pouco para desativarmos o Semiaberto”.

Outros dois temas foram abordados prioritariamente na reunião. A duplicação da Avenida Tanner de Melo, entre o Credeq e o Cemitério Municipal Boa Esperança, e pavimentação da estrada vicinal que liga o cemitério à GO-020, na divisa com a cidade de Bela Vista de Goiás.

“Vamos levar estão questões ao conhecimento do governador Ronaldo Caiado e discutir a viabilidade de execução dos dois projetos”, disse o secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales.
Após entendimento sobre questões técnicas entre prefeitura e estado, será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que todo processo seja realizado e resguardado à luz da transparência.

“O que percebemos é que município e estado estão andando de mãos dadas em prol do desenvolvimento de Aparecida. Notamos que, por parte do governo do estado existe uma sensibilidade muito grande em deflagrar a implantação do polo. Embora seja do governo, a prefeitura precisa aprovar algumas questões. O que se visualiza é que teremos bons frutos para o crescimento econômico do nosso município”, destaca o secretário municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins.

Complexo Industrial Metropolitano

O projeto prevê que as empresas serão instaladas em 359 lotes de diferentes tamanhos. Os empreendedores, conforme a Codego, deverão comprovar capacidade de investimento e projetar a quantidade de empregos que serão gerados para posteriormente receber subsídios públicos.

Uma das preocupações da proposta e coibir a especulação imobiliária. Os empreendedores deverão construir em ao menos 33% do respectivo lote e ainda obedecer aos prazos regimentais para iniciar a construção de seus prédios. Cerca de 80 empresas já manifestaram interesse no projeto.

Presenças – participaram do encontro os secretários municipais de Infraestrutura, Mário Vilela, Regulação Urbana, Júlio César ; Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior ; o procurador-geral do município, Fábio Camargo; presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap), Luiz Maronezi; deputado estadual Veter Martins; diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires; assessor especial da vice-governadoria, Euler Morais e representantes do Procuradoria-Geral do Estado.