Eixo Leste-Oeste 01: obras da ponte Bairro Cardoso-Jardim Helvécia entram na reta final

Por Allan David

8 de setembro de 2022

Por Allan David

8 de setembro de 2022

Aparecida de Goiânia
Foto: Fernando Carrilho

Novo equipamento público é parte do eixo viário de dez quilômetros de extensão que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está construindo para interligar o Jardim Maranata à Avenida Rio Verde

A construção do Eixo Leste-Oeste (ELO) 01, que interligará a rodovia GO-040, no Jardim Maranata, à Avenida Rio Verde, segue avançando em ritmo acelerado, com 65% das obras já concluídas. O mais novo passo rumo à conclusão do ELO 01 foi dado nesta semana, com o início da implantação da capa asfáltica na ponte que interligará a Avenida 1ª Radial, no Bairro Cardoso, à Avenida Guajupia, no Jardim Helvécia.

A ponte, que tem 26 metros de comprimento, entra agora na fase de acabamento. Após a capa asfáltica, a ponte e as duas extremidades das avenidas interligadas por ela receberão meio-fio, calçamento e instalação da sinalização de trânsito.

Superintendente de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Roberto Lemos detalha a atual fase de construção da ponte. “Estamos agora no início da capa asfáltica. A gente crê que até essa semana seja executada toda a capa asfáltica, para, até o final do mês, liberarmos a ponte para a população”, projeta o gestor.

Operários e máquinas trabalham para finalizar a construção da ponte até o fim de setembro – Foto: Fernando Carrilho

O prefeito Vilmar Mariano lembra que a construção do Eixo Leste-Oeste 01 é parte de um projeto de melhoria da mobilidade urbana em Aparecida iniciado na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha. E acrescenta: “São cinco novos eixos viários, sendo que um deles, o Eixo Leste-Oeste 04, já foi inaugurado. Essas obras vão melhorar ainda mais a qualidade de vida em nosso município e a logística de transporte, favorecendo o cidadão e as empresas”.

Mais sobre o ELO 01

Com investimento público de R$ 13 milhões, o Eixo Leste-Oeste 01 foi projetado para dar mais fluidez ao tráfego de milhares de veículos que cruzam Aparecida pela rodovia G0-040. Assim, os condutores que trafegam entre uma extremidade e outra da cidade terão essa nova alternativa, evitando a movimentada GO-040.

Ao longo dos seus dez quilômetros de extensão, estão sendo executadas no Eixo Leste-Oeste 01 a pavimentação asfáltica de vários trechos, a construção de um bueiro celular duplo na Avenida Graça Aranha, no Setor Buriti Sereno, e a construção de 6,9 mil metros de galerias pluviais, 20 mil metros lineares de meio-fio e outros 26 mil metros quadrados de calçada.

Além disso, será feita a sinalização vertical e horizontal de trânsito no percurso do eixo que passará pelos bairros Jardim Dom Bosco, Jardim Alto Paraíso, Setor Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso – Continuação e Jardim Helvécia.

Confira o traçado dos cinco eixos leste-oeste.