Restaurante Popular garante alimentação de mil pessoas por dia em Aparecida

Por Solange Araújo

27 de junho de 2022

Por Solange Araújo

27 de junho de 2022


Aparecida de Goiânia
Foto: Enio Medeiros

Unidade oferta refeições saudáveis e de qualidade por valor simbólico de R$ 2, garantindo o almoço de famílias, idosos e trabalhadores da região do setor Garavelo

Um ponto de apoio a quem precisa. Esse é o significado do Restaurante Popular de Aparecida de Goiânia para as pessoas que vão em busca de uma refeição de qualidade com valor acessível. A unidade, que fica no Jardim Tropical em Aparecida, distribui mil marmitas diariamente e garante a alimentação de famílias, idosos, pessoas em situação de rua e trabalhadores do bairro em que está localizado e da região do Setor Garavelo.

“Esse lugar aqui é importante pra todos nós. Tem gente que leva até duas marmitas. Uma para o almoço e outra para a janta. Eu como aqui mesmo, em casa só faço uma ‘merenda’ pra comer”, comenta o morador Antônio Francisco, de 78 anos, enquanto aguardava na fila do Restaurante Popular, para receber a marmita do dia.

Leonino Camargo, 58, trabalha na região e mora no setor Jardim Tiradentes. Ele conta que faz o percurso até o restaurante de bicicleta, ao menos três vezes na semana. “Eu tenho pouco tempo pra fazer comida em casa, porque moro sozinho. Venho essa distância toda porque a comida é realmente boa”, disse o morador, que frequenta a unidade há quase 10 anos.

Restaurante Popular em Aparecida de Goiânia garante alimentação digna à população em vulnerabilidade social. Diariamente mil pessoas são atendidas
Em Aparecida de Goiânia, Restaurante Popular serve alimentação de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social (Foto: Enio Medeiros)

A comida distribuídas em marmitas, por conta das restrições da covid-19, é feita com toque caseiro, que acolhe a quem recebe. É o que garante Eurípedes Caetano, 77, morador do Setor Belo Horizonte. “A comida é ótima, na casa da gente não é todo dia que a gente come uma comida tão boa quanto essa”, conta.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, afirma que o restaurante oferece refeições com qualidade. “A comida é saborosa e bem preparada por cozinheiros dedicados e nutricionista. Esse é um restaurante que é referência na cidade, pois com 2 reais a população faz uma refeição que cabe no bolso do cidadão. É uma refeição feita com capricho para atender a vontade das pessoas. E, claro, é um benefício que faz muita gente feliz”, sublinhou.

Leia também:

“Nesse momento em que estamos vivendo, nós atendemos essas famílias que tanto precisam desse alimento servido pelo restaurante popular, ajudando na alimentação de muitas pessoas que não teriam condições de ter uma alimentação digna”, salientou a secretária de Assistência Social de Aparecida, Mayara Mendanha.

Equipe especializada

De acordo com o Diretor de Segurança Alimentar do restaurante, André Jacinto, 30 servidores trabalham na unidade, divididos nas funções de açougueiro, cozinheiros e auxiliares de cozinha e nutricionista. Os auxiliares são responsáveis pela montagem das marmitas. “Nosso sentimento é de dever cumprido. Estamos garantindo que essas famílias tenham uma alimentação saudável, e isso é muito gratificante”, declara.

A preparação das refeições tem início às 6h da manhã e a entrega das marmitas já montadas, ocorre a partir das 11h30. Para ter acesso às refeições o morador deve ir até a unidade e pagar o valor simbólico de R$ 2 pela marmita. O cardápio é desenvolvido com controle de qualidade e também de quantidade. Diariamente são usados no preparo das refeições aproximadamente, 120 quilos de arroz, 250 quilos de carne e até 60 quilos de feijão.

Restaurante Popular em Aparecida de Goiânia garante alimentação digna à população em vulnerabilidade social. Diariamente mil pessoas são atendidas
Restaurante Popular de Aparecida de Goiânia utiliza diariamente cerca de 120 kg de arroz e outros 250 de carne (Foto: Enio Medeiros)

O restaurante conta com duas nutricionistas que administram e fazem o balanço de todas as refeições. É oferecido ainda junto ao almoço, fruta ou doces como sobremesa, além de um talher.

A nutricionista Kacia Marla, é uma das responsáveis pela supervisão do preparo de toda a comida. “A gente tenta manter o equilíbrio, de uma alimentação saudável, que atenda todas as necessidades diárias de uma pessoa. Sempre priorizando qualidade, mantendo uma seletividade nesses produtos que vão ser usados nas refeições”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, o acompanhamento nutricional vai desde a compra, escolha dos produtos e alimentos, ao corte, armazenamento, o cozimento e preparo dessas refeições, até a montagem das marmitas.

Restaurante Popular

O Restaurante Popular é mantido com recursos da Secretaria de Assistência Social com subsídio do Governo Federal e é uma garantia de que toda a população, até a mais carente, tenha acesso a uma alimentação digna e saudável.

O restaurante faz parte do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que busca garantir amparo alimentar, nutricional e o direito humano à alimentação adequada. O espaço foi entregue em outubro de 2013 pela Secretaria Municipal de Assistência Social e fica localizado no Jardim Tropical, atendendo também a região do setor Garavelo.

Restaurante Popular em Aparecida de Goiânia garante alimentação digna à população em vulnerabilidade social. Diariamente mil pessoas são atendidas
Manuseio dos alimentos no Restaurante Popular de Aparecida de Goiânia é feito por profissionais capacitados (Foto: Enio Medeiros)

A unidade passou por ampla reforma em 2021 para, quando retomar os atendimentos presenciais, poder melhor atender a população. Dentre as mudanças estão a troca de revestimentos, limpeza e readequação dos espaços comuns, além da substituição de todos os equipamentos da cozinha como caldeiras ,fogões, fornos, geladeiras, panelas e demais utensílios para preparação das refeições.

 “O trabalho social do restaurante é muito importante para a população de Aparecida. Por meio dele oferecemos alimentação digna, principalmente os trabalhadores e famílias mais carentes da região do Garavelo”, pontuou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha na época da entrega da reforma da unidade.

Pandemia

O Restaurante Popular de Aparecida de Goiânia tem capacidade para 170 pessoas sentadas com funcionamento de segunda a sexta feira das 11h as 14h. No entanto, devido a pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial foi suspenso, sendo realizada a entrega de marmitas. O serviço continua no mesmo horário.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)