Avenida Rio Verde: projeto de revitalização será feito pela Prefeitura de Aparecida

Por Allan David

9 de janeiro de 2023

Por Allan David

9 de janeiro de 2023

Foto: Wigor Vieira

Gestão do prefeito Vilmar Mariano vai trabalhar em parceria com a administração do prefeito Rogério Cruz, de Goiânia, para renovar 5,7 km desta importante via que divide as cidades

Por determinação dos prefeitos Vilmar Mariano e Rogério Cruz, de Aparecida e Goiânia, respectivamente, secretários e técnicos dos dois municípios se reuniram nesta segunda-feira (09), na Prefeitura de Aparecida, para fazer novas tratativas sobre a revitalização da Avenida Rio Verde. A reunião de trabalho teve participação também de vereadores das duas cidades, do deputado estadual eleito Veter Martins (Mais Brasil) e do deputado federal Jeferson Rodrigues (Republicanos).

Ficou definido que a Prefeitura de Aparecida vai elaborar o projeto de revitalização da via. É o primeiro passo dado na parceria firmada com a Prefeitura de Goiânia para renovar o asfalto, a iluminação, a sinalização de trânsito e o paisagismo em 5,7 km desta via que divide as cidades. O trecho alvo da revitalização vai do Terminal Cruzeiro, no Jardim Nova Era, à rodovia GO-040, no Jardim Helvécia.

A pedido do prefeito Vilmar Mariano, a reunião de trabalho foi conduzida por Veter Martins. Ele será o representante de Aparecida na Assembleia Legislativa nos próximos quatro anos.

Os gestores das Secretarias de Infraestrutura; de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito, no lado de Aparecida; e das Secretarias de Infraestrutura Urbana; de Planejamento Urbano e Habitação; de Mobilidade e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), da parte da capital, concordaram em fazer um projeto inspirado na revitalização recente da Avenida Flamingo, no setor Colina Azul.

A renovação do trecho de 1,5 km desta importante avenida de Aparecida foi elogiada pelos secretários de Goiânia. “É uma vitrine para as duas cidades”, acrescentou o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Denes Pereira, sobre a inspiração nesse projeto para revitalizar a Avenida Rio Verde.

Ex-deputado estadual e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida, Marlúcio Pereira participou da reunião. Ele mencionou que na Avenida Rio Verde transitam diariamente mais de 200 mil veículos. “É um cartão postal das duas cidades”, enfatizou Marlúcio.

Colaborador ativo do município de Aparecida, Marlúcio articulou o encontro ocorrido na semana passada entre os prefeitos Vilmar Mariano, de Aparecida, e Rogério Cruz, de Goiânia. Essa agenda serviu de pontapé nas tratativas entre as gestões para revitalizar a Avenida Rio Verde.

Aldivo Araújo, secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, enalteceu a parceria das duas administrações para revitalizar a Avenida Rio Verde. O gestor declarou que “há uma necessidade de entendimento entre as duas gestões para prestar um serviço de excelência à comunidade”.

Trecho complementar da Rio Verde

O deputado estadual eleito Veter Martins explicou que o trecho restante da Rio Verde, desde o Terminal Cruzeiro ao cruzamento com a Avenida São Paulo, nas proximidades dos Correios da Vila Brasília, já tinha a revitalização prevista em função das obras do BRT. E complementou: “A revitalização vai fazer da Rio Verde um local para as pessoas se socializarem e praticarem esportes”.

Autoridades presentes na reunião

Também participaram da reunião o vereador por Aparecida Marcos Miranda (Republicanos); o vereador por Goiânia Isaías Ribeiro (Republicanos); o secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela; o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito de Aparecida, Sérgio Carvalho; o presidente interino da Comurg, Alison Borges; o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Valfran de Sousa Ribeiro; o secretário de Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello; e representantes da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida.