Prefeitura de Aparecida e Samsung abrem diálogo para parcerias na saúde e educação

Por Allan David

3 de março de 2023

Por Allan David

3 de março de 2023

Foto: Wigor Vieira

Em reunião com executivos da companhia, prefeito Vilmar Mariano ressaltou que Aparecida tem localização estratégica, no centro do país, e ampla cooperação com o setor produtivo

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Samsung Data Systems (SDS) – braço da gigante sul-coreana para soluções em tecnologia da informação – iniciaram tratativas na preparação de futuras parcerias em áreas estratégicas para a administração pública, como saúde e educação.

Leia também:

O diálogo foi aberto nesta sexta-feira (03) numa reunião entre o prefeito Vilmar Mariano e executivos da companhia asiática. O encontro ocorreu na Cidade Administrativa Maguito Vilela, e nele o prefeito apresentou as potencialidades econômicas e logísticas de Aparecida.

“Essa aqui é a cidade das oportunidades, por conta da logística estratégica que Aparecida oferece ao Brasil”, afirmou Vilmar Mariano. O gestor lembrou que Aparecida está no centro do país, às margens de rodovias que permitem o escoamento rápido da produção.

Vilmar Mariano explicou à comitiva que a Prefeitura de Aparecida tem um longo histórico de cooperação com o setor produtivo para fomentar a atividade empresarial na cidade. Ele citou que o município possui hoje quase 90 mil empresas ativas, o que, segundo o prefeito, ajudou a expandir o Produto Interno Bruto (PIB) local em 122% na última década.

Aparecida de Goiânia discute parceria com a Samsung para saúde e educação
Delegação da Samsung Data Systems assistiu a vídeo que apresenta o perfil de Aparecida – Foto: Wigor Vieira

O prefeito ressaltou ainda que Aparecida está em processo de transformação para se tornar cidade inteligente. É uma condição que universaliza o acesso à internet, aumenta a conectividade no município e digitaliza a administração pública, desonerando o erário.

Vice-presidente da Samsung Data Systems na América Latina, Hun Hyong disse que a empresa tem experiência na atuação junto ao poder público. Ele exemplificou com parcerias já estabelecidas com as prefeituras de Rio Branco (AC), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

“Esperamos ter a chance de cooperar com o governo da cidade de Aparecida, especialmente no setor de educação, para melhorar o ensino aos estudantes usando nossa experiência em tecnologia”, comentou o executivo.

A SDS América Latina tem fábrica em Manaus (AM) e uma filial em Campinas (SP).

Aparecida de Goiânia discute parceria com a Samsung para saúde e educação
Prefeito Vilmar Mariano presenteou o executivo Hun Hyong com exemplar do portfólio de Aparecida – Foto: Wigor Vieira

Participaram ainda da reunião os secretários municipais de Administração, Arthur Henrique de Sousa Braga; de Articulação Política, Marlúcio Pereira; e de Indústria e Comércio, Felismar Martins; além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida, Luiz Maronezi; do vereador Erivelton Contador (PP); e do ex-prefeito Gustavo Mendanha.