Atleta de Aparecida de Goiânia vence competição internacional de taekwondo

Por Rodrigo Augusto

27 de março de 2023

Por Rodrigo Augusto

27 de março de 2023


Atleta de Aparecida de Goiânia lidera ranking Pan-Americano de taekwondo
Foto: Divulgação/Acervo pessoal

Dângela Guimarães é titular da seleção brasileira e vai representar a cidade no mundial da modalidade

No final de semana, Dângela Guimarães, 22 anos, venceu o Pan Am Series II de Taekwondo, no Rio de Janeiro. A atleta de Aparecida de Goiânia, que é titular da seleção brasileira da modalidade, estreou com pé direito na categoria até 46 kg.

Leia também:

Em Aparecida, esporte é sinônimo de qualidade de vida e títulos

Aparecida de Goiânia é tricampeã dos Jogos Abertos de Goiás

Atleta de Aparecida de Goiânia é ouro em etapa do brasileiro de karatê

Para garantir o ouro para Aparecida de Goiânia, a atleta venceu as quatro lutas que disputou. Ela derrotou duas adversárias brasileiras, uma peruana e outra canadense na competição organizada pela União Pan-Americana de Taekwondo (PATU) em parceria com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), na Arena Carioca.  

A medalha de ouro representa muito para a atleta que vive a expectativa do sonho olímpico. “Vamos aguardar a atualização do ranking mundial, mas nossa previsão é subir cerca de 20 pontos”, diz Dângela. 

Atual 21ª do ranking mundial, a aparecidense já tem outra competição pela frente. Em maio, ela disputa o mundial no Azerbaijão.

Atleta de Aparecida de Goiânia vence competição internacional de taekwondo , no Rio de Janeiro
Dângela venceu o Pan Am Series II após vencer quatro lutas (Foto: Divulgação)

A grande meta da aparecidense, que também é estudante de direito e 3º sargento da Marinha do Brasil, é representar o Brasil e Aparecida de Goiânia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. “A preparação é intensa, estou bastante focada em conquistar uma vaga. Não será fácil, mas vou até o fim”, completa.

Aparecida é referência em incentivo ao esporte

“Estamos orgulhosos com mais uma conquista relevante. Resultados como este indicam que a gestão municipal acredita, incentiva e investe no esporte”, sublinha o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão. Dângela retorna a Aparecida de Goiânia na próxima sexta-feira,31. Nesta semana, ela integra a seleção brasileira durante treinamentos em São Paulo.

Títulos

A atleta de Aparecida de Goiânia coleciona títulos importantes no taekwondo. Ela é campeã brasileira, campeã pan-americana, sul-americana, campeão do Open da Argentina, Open Espanha, Open Chile e outros.

Aparecida Compete

Atletas de diferentes modalidades representam Aparecida de Goiânia em competições estaduais, nacionais e internacionais com apoio do Aparecida Compete. O programa municipal custeia transporte, hospedagem e alimentação de atletas de alto rendimento.

Criado em 2017, o Aparecida Compete contribui com o desenvolvimento do esporte na cidade. Vários atletas beneficiados já conquistaram títulos importantes, elevando no nome do município no Brasil e no Mundo.

Na última semana, a Câmara Municipal aprovou projeto do Poder Executivo que dobra o valor investido no esporte. Em 2023, a administração vai investir R$ 500 mil no programa de incentivo aos atletas de alto rendimento.

“O apoio da gestão, através do Aparecida Compete é fundamental para que nossos atletas participem de grandes competições. Antes, era muito complicado porque os atletas garantiam vagas, mas não tinham a certeza de que irão participar dos torneios”, lembra Edgar Guimarães que é pai e treinador de Dângela.  

Trecho da final contra a mineira Daniele Neris (Vídeo: Reprodução/Canal Olímpico do Brasil)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)