Com 3,2 mil câmeras, videomonitoramento auxilia forças de segurança no combate à criminalidade

Por Rodrigo Augusto

19 de fevereiro de 2024

Por Rodrigo Augusto

19 de fevereiro de 2024

Foto: Claudivino Antunes

Moderno sistema monitora áreas urbanas com grande fluxo, unidades de saúde, escolas e CMEIs

Nos últimos anos, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu na implantação de um moderno sistema de videomonitoramento, conforme as diretrizes do projeto Cidade Inteligente. Para monitorar prédios públicos, praças, ruas e avenidas em tempo real, a administração criou uma rede de fibra óptica com mais de 700 quilômetros de extensão.

Centenas de pontos estratégicos da cidade são monitorados 24 horas por dia. A iniciativa inibe a prática criminosa e também auxilia as forças de segurança na investigação e elucidação de ocorrências de diversas natureza. Atualmente, 503 câmeras de última geração estão em operação, garantindo auxílio efetivo às diferentes instituições que atuam no combate à criminalidade.

O videomonitoramento urbano é realizado no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), no complexo da Cidade Administrativa Maguito Vilela. No local, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e SMTA trabalham simultaneamente na fiscalização dos principais pontos da cidade com maior incidência de delitos.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, justifica que o investimento no sistema batizado de ‘Olhos de Águia’ melhora a segurança e também economiza recursos humanos e financeiros.

“A tecnologia é uma ferramenta importante em todas as áreas da administração e, sobretudo, na Segurança Pública. Uma única câmera consegue mapear uma área em que seria necessário empregar diversos agentes para realizar a patrulha. A vigilância permanente permite, por exemplo, que as forças de segurança possam antecipar algumas ações para evitar furtos, roubos e outros crimes”, destaca.

Vilmar reforça que o videomonitoramento reforça a segurança em prédios públicos, como escolas e unidades de saúde. “Tivemos um caso em que os agentes do videomonitoramento flagraram a invasão de uma escola e em menos de cinco minutos uma equipe da GCM já estava no local para deter os meliantes. São várias as ocorrências que comprovam a efetividade do nosso sistema. Além disso, as imagens ficam arquivadas e servem como provas para futuras investigações policias”, completa o prefeito.

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Cristopher, detalha a efetividade dos equipamentos utilizados no monitoramento. “Nossas câmeras, que são de última geração, possuem zoom de 30 vezes e conseguem monitorar em 360 graus uma área de mais de dois mil metros com imagens de alta qualidade”, explica. Ele detalha ainda a capacidade de armazenamento das imagens. “Nosso data center é um dos maiores utilizados na gestão pública no Brasil e consegue armazenar 4,6 pentabyte”.

Além de monitorar as principais vias da cidade, o sistema da Prefeitura de Aparecida também monitora prédios públicos. Escolas, CMEIs e postos de saúde contam com sistema de vigilância interno. “O equipamento, de certa forma, inibe ações delituosas e ao mesmo tempo assegura maior segurança aos servidores e usuários desses locais”, reforça Cristopher.

Efetividade

São vários os exemplos que demonstram a efetiva funcionalidade do sistema de videomonitoramento. Entre as ocorrências registradas pela GCM, estão veículos roubados ou furtados que foram recuperados , flagrante de invasão a prédios públicos e até mesmo prisão de assaltantes que estouraram caixas eletrônicos de uma agência bancária na cidade.

No final de 2021, a GCM recuperou um veículo que havia sido furtado. Foi através do sistema de monitoramento que os agentes localizaram o veículo na Avenida Bela Vista, no Parque Flamboyant. Uma equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi acionada e conseguiu prender o condutor e recuperar o carro.

As câmeras de videomonitoramento do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida auxiliaram na captura dos suspeitos e na identificação dos veículos utilizados no roubo a Caixa Econômica localizada na Avenida Independência, Setor Village Garavelo. Dois dos cincos envolvidos no crime foram identificados pelo sistema e posteriormente presos.

A GCM também conseguiu evitar que objetos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, fossem furtados. O flagrante aconteceu na madrugada por meio de câmeras da Central de Videomonitoramento de Aparecida. Duas mulheres que invadiram a unidade de ensino foram presas em flagrante, quando planejavam fugir com objetos furtados.

Modelo

Considerado um dos mais modernos do Brasil, o sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia é modelo para outras cidades. Nos últimos anos, gestores de vários municípios goianos e até de outros estados conheceram presencialmente e elogiaram a estrutura do CIT e a funcionalidade de todo sistema.

Aparecida de Goiânia

“Vim conhecer o videomonitoramento com minha equipe e nossa proposta é contribuir com a segurança da cidade. Conheço bem essa cidade e a determinação do governador Ronaldo Caiado e ampliar os convênios com os municípios. Pelo que estou vendo aqui hoje, Aparecida será referência para outros municípios”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Renato Brum, quando visitou as instalações do CIT.

Números do videomonitoramento

• 1.632 Câmeras instaladas em unidades escolares