Homenagem na Alego exalta industrialização de Aparecida

4 de maio de 2022

4 de maio de 2022


Aparecida de Goiânia
Foto: Enio Medeiros

Personalidades políticas, religiosas, pioneiros e empreendedores foram lembrados durante solenidade proposta pelo deputado estadual, Max Menezes

Realizada na noite desta terça-feira,3, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através de propositura do deputado Max Menezes, Sessão Especial Extraordinária em Comemoração aos 100 Anos de Aparecida de Goiânia, que serão celebrados no próximo dia 11, exaltou a industrialização como principal fator para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Pioneiros, ex-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas que viveram e contribuíram com parte da história aparecidense foram homenageadas.

Ao lembrar o centenário de Aparecida, as personalidades de diversas áreas ressaltaram que o desenvolvimento da cidade está diretamente ligado ao processo de industrialização iniciado há algumas décadas. O prefeito Vilmar Mariano, que foi o primeiro a discursar, pontuou que a chegada de industrias ao município abrir novos horizonte para uma cidade.

“Esse processo começa lá atrás com o ex-prefeito Sebastião Viana. Depois, tivemos os ex-prefeitos Norberto Teixeira, Ademir Menezes, José Macedo, Maguito e, por último, o Gustavo Mendanha. Todos foram fundamentais para chegarmos à condição de cidade industrial, geradora de emprego e renda. Esse movimento industrial possibilitou não apenas geração de emprego, mas também arrecadação que é transformada em benefícios para população”, lembrou.

Vilmar Mariano destacou que nas últimas décadas, a cidade experimental desenvolvimento robusto que enche de orgulho sua população. “Hoje, além de industrial Aparecida também é universitária, inteligente, cidade da saúde, cidade com infraestrutura graças a homens e mulheres que acreditaram no que antes era apenas um pedaço de chão”, pontuou.

Leia também:

Aparecida de Goiânia 100 anos industrialização
Passado e presente: Ex-prefeito Freud de Melo e prefeito Vilmar Mariano durante sessão na Alego (Foto: Enio Medeiros)

Autor da propositura em homenagem aos 100 anos de Aparecida, o deputado estadual justificou a iniciativa. “Sou filho da cidade e, neste momento, como seu legítimo representante no Poder Legislativo, me sinto honrado em ter a oportunidade de lembrar nossa história, que é de muito trabalho, fé e desenvolvimento. É também um ato de gratidão às pessoas que acreditaram naquele pequeno povoado que se transformou em uma grande cidade”, disse o parlamentar que assumiu assento na Alego recentemente.

Fundamental para o crescimento urbano de Aparecida logo após sua emancipação política, em 1963, o quarto ex-prefeito eleito pelo voto direito, historiador e jornalista, Freud de Melo, e alguns de seus familiares foram homenageados. O decano registrou quase toda história da cidade em sua obra “Aparecida de Goiânia – Do Zero ao Infinito” em 2013.

Também do campo literário, a escritora Nilda Simone refletiu sobre um pouco do passado e do presente. “No passado, era uma cidade encantadora, romântica e pequenininha. Assim era o Centro, onde minha família se instalou. Hoje, Aparecida é grande e moderna”, comparou a autora do livro “Um Olhar Sobre Aparecida – História e Cultura” lançado em 2014.

Veja também:

Prefeito de Aparecida por dois mandatos (1997 a 2000 e 2001 a 2004), Ademir Menezes ressaltou que Aparecida ganhou visibilidade no cenário regional e nacional a partir da industrialização. “Antes, as pessoas não queriam morar em, tinha vergonha de dizer que eram de Aparecida. Isso começou a mudar quando a cidade passou oferecer oportunidades e receber consequentemente melhorias significativas graças ao desenvolvimento e surgimento de grandes polos geradores de oportunidades de negócios e emprego. Hoje, nossa gente tem orgulho de Aparecida”, reforçou durante a homenagem.

Aparecida de Goiânia 100 anos industrialização
Ex-prefeito Ademir Menezes, vereador Amendoim, deputado Max Menezes e prefeito Vilmar Mariano (Foto: Enio Medeiros)

Classe produtiva

Presidente da Associação Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira, que indústrias dentro de uma cidade representa esperança e dignidade para os trabalhadores locais. “Esse processo de industrialização foi muito bom para cidade porque a maior honra de um pai de família é o emprego. Ele gera emprego de qualidade com valor agregado porque o setor produtivo está em constante processo de inovação e, com isso, o profissional adquire conhecimento e também melhora sua vida”, apontou.

O presidente da Aciag, que também é empresário, enalteceu ainda que além da industrialização, a cidade possuiu toda infraestrutura de grandes centros urbanos. “Hoje, Aparecida tem faculdade, condomínios de alto padrão, cultura, fibra óptica e lazer. Quando a indústria chega, chegam também outras coisas, deixando a cidade bonita e boa para se viver. Estamos colhendo o que foi plantado lá atrás e devemos continuar plantando para continuarmos colhendo”.

Leopoldo Moreira destacou ainda que atualmente 68 mil pessoas estão registradas no município. Lembrou ainda que, em 2021, o aumento foi de aproximadamente oito mil novas empresas. “Os empregos, as indústrias e empresas parecem que brotam em Aparecida. É preciso continuar investindo para continuar crescendo”, receitou o especialista que foi acompanhado por outros empresários e investidores instalados na cidade.

Aparecida de Goiânia
Polos industriais geram milhares de empregos em Aparecida de Goiânia (Foto: Arquivo Secom)

Homenagem

A sessão também lembrou o trabalho realizado nas gestões dos ex-prefeitos Sebastião Viana (in memorian), Norberto Teixeira (in memorian) e Maguito Vilela (in memorian) bem como seus antecessores que foram devidamente nominados. Ao todo, 106 pessoas foram homenageadas pelo trabalho realizado ao longo das últimas oito décadas.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)