Programa beneficia atletas de diversas modalidades em Aparecida de Goiânia

Por Secom/Aparecida

25 de março de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Criado na gestão do prefeito Gustavo Mendanha, em 2017, o programa Aparecida Compete beneficia centenas de atletas em Aparecida de Goiânia. Com auxílio financeiro para viagem, hospedagem e alimentação, os atletas representam a cidade no Brasil e em várias partes do mundo. O incentivo rende bons frutos para o município que coleciona conquistas em diversas modalidades esportivas.

Em 2022, o orçamento previsto para o Aparecida Compete é de R$ 300 mil e para 2023, conforme previsto pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semel), outros R$ 350 mil serão investidos.

“É uma iniciativa que reconhece o talento de nossos atletas e incentiva a prática esportiva de alto rendimento. Muitos atletas, que se destacam em competições nacionais e mundiais, não tem condições de custear passagens áreas, hospedagem e outros custos de uma viajem internacional. O Aparecida Compete oferece essa garantia e em contrapartida, eles trazem bons resultados na bagagem”, aponta o secretário de Esporte, Gerfeson Aragão.

Leia também:

Ainda de acordo com o secretário, o programa cresce anualmente justamente porque apresenta resultados positivos. Em 2017, foram investidos R$ 50 mil. Depois R$ 100 mil, R$ 180 mil e R$ 200 mil, respectivamente em 2018, 2019 e 2020. “Já conquistamos competições e resultados importantes em vários países”, diz Gerfeson Aragão.

Aparecida de Goiânia Aparecida Compete
Com auxílio do Aparecida Compete atletas do taekwondo se destacam em várias competições (Foto: Claudivino Antunes)

Aparecida Compete

O programa consiste no repasse de recurso financeiro para custeio de viagem, alimentação e hospedagem dos atletas que representam Aparecida de Goiânia em competições nacionais e internacionais. Podem participar atletas vinculados às federações ou confederações esportivas.

O interessado em receber o auxílio deve apresentar solicitação em um prazo mínimo de 60 e máximo de 150 dias. Também é necessário apresentar documento da federação ou confederação que comprove a competição para a competição.

O atleta beneficiário ou seu representante legal, se menor de 18 anos, deverá prestar contas do dinheiro recebido no prazo máximo de 30 dias após o encerramento de sua participação na competição, devendo apresentar junto a Comissão Especial Permanente da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude notas fiscais originais ou documentos hábeis que comprovem as despesas realizadas, emitidos em nome do atleta.

Aparecida de Goiânia Aparecida Compete
Maria Eduardo Dornelas, 16 anos, é vice-campeã do Pan-Americano de BMX (Foto: Divulgação)

Resultados

Entre vários resultados, a Semel destaca as conquistas lutador de taekwondo Fernando Henrique Vaz Manresa. Com apoio Aparecida Compete, ele já conquistou títulos como o World Police & Fire Games, Campeonato Mundial de Policiais Militares, Copa do Brasil e outras conquista como o terceiro lugar no Chile Open da modalidade.

A atleta de bicicross Maria Eduarda Dornelas, 16 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. A adolescente conquistou o segundo lugar no Campeonato Pan-Americano de MBX 2021. A competição foi realizada em Lima, capital do Peru. Recentemente, foi consagrada como campeã brasileira de BMX Racing 2021, na categoria feminino, em São Paulo.

O Aparecida Compete já beneficiou atletas de 34 modalidades; veja abaixo!

• Basquetebol;
  • Boxe;